terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

História da Cueca


Cueca é uma peça da indumentária originalmente masculina e atualmente adotada pelas mulheres. A sua função primordial é cobrir e proteger os órgãos sexuais do homem (sua costura é especialmente modelada para fornecer apoio a estes órgãos) ou mulher. Em algumas regiões, também é chamada de sunga. A partícula "cu", de origem no latim vulgar, praticado nas classes baixas da sociedade romana, que se acha aí inserida, tem o sentido de 'parte de trás' (como em culatra). Até dois séculos atrás, os homens vestiam-se com tanto brio quanto as mulheres. Mas então suas roupas e, em particular, suas roupas íntimas, ganharam linhas e cores mais discretas. As diferenças de anatomia sempre ditaram moda da roupa íntima entre homens e mulheres. Para as mulheres, a roupa íntima sempre enfatizou mais a sexualidade que a praticidade.
A roupa íntima masculina sempre foi primeiramente funcional, de acordo com a forma do corpo masculino feitas com tecidos macios e protetores.

Divulgação

homem_das_cavernas_cueca 

 O exemplo mais antigo da roupa íntima masculina data dos homens das cavernas. São descritas por estudiosos com um longo pedaço de linho moldado como um triângulo com tiras nas pontas. Eram amarrados ao redor dos quadris e laçados por entre as pernas; depois, com as tiras, eram amarrados novamente nos quadris.

armaduras



No século XII, com o desenvolvimento das armaduras de platina, as faixas de linho que eram usadas como proteção contra o metal áspero começaram a ser usadas pelos cavaleiros. Desde então, estes tecidos são considerados os reais antecedentes da roupa íntima masculina.



roupa.masculina.sec.16Mais tarde, as cuecas, freqüentemente amarradas abaixo dos joelhos com fitas ou alfinetes, encurtaram e foram costuradas. As roupas masculinas do século XVI eram tão brilhantes e coloridas quanto as femininas. Eram feitas de seda, tafetá e outros tecidos nobres, enquanto as roupas íntimas eram feitas de linho, pois era o único tecido lavável.


epoca.vitoriana.masculina 
Na década de 1830, as roupas íntimas masculinas feitas de flanela e algodão se tornaram comuns e muito usadas. Após a Revolução Francesa, a aristocracia inglesa tornou-se o modelo da moda masculina. O que usavam eram roupas confortáveis e casuais.


corsete masculinoCom exceção de ocasiões formais, os calções deram lugar às calças mais justas, acompanhadas de botas. Através dos séculos, alguns homens, principalmente os militares, usavam roupas íntimas parecidas com os corpetes que diziam facilitar a vida em tempos de guerra.


Em 1895, o catálogo das lojas Montogomery Ward oferecia roupas íntimas masculinas feitas de algodão e flanela, mas divididas em duas peças, nas cores cinza e o bem popular vermelho. Em 1908 as lojas Sears lançaram catálogos oferecendo corseletes masculinos para militares.

catalogo.cueca.sears 

Os “shorts íntimos” foram as novidades que chegaram com o século XX. As cuecas passaram a ser fabricadas com tecidos e elásticos e se tornaram mais confortáveis. Ao contrário da roupa íntima feminina, que tem um aspecto mais sexy, o princípio da roupa íntima masculina é o conforto e a simplicidade, motivo pelo qual os shorts chamados “samba-canção” se tornaram muito comuns na década de 1980.






cuecas.modernasNa década seguinte a lingerie dos homens evoluiu e não está pautada só no slip (modelo tradicional), aceitou o calção de malha e todas as formas de produtos derivadas do esporte, como os modelos ciclista, boxer e shorts. Além das fibras e formato, a nova lingerie tem um corte bem estudado, com costuras invisíveis para não machucar.

Como vocês podem ver nestas três últimas imagens, o underwear masculino também já ultrapassou o conceito de apenas roupa de baixo e atualmente também é usado como item fashion e fetichista, assim como os femininos.




Propagandas que fizeram história


A cueca ganhou seu status fashion quando Calvin Klein resolveu lançar sua linha íntima. Em 1983, Bruce Weber fotografou o jogador de pólo aquático nascido no Brasil Tom Hintnaus, que se tornou o primeiro homem a ser fotografado para uma campanha de cueca. A revista “American Photographer” a escolheu como uma das 10 fotos que mudaram a América.
 photo

Outro anúncio que fez muito sucesso foi em 1992, quando a própria Calvin Klein espalhou cartazes gigantes na Times Square, em Nova York, com fotos de Herb Ritts do então cantor de rap Marky Mark (apelido do ator Mark Wahlberg no início da carreira). Ele estrelou filmes como “Boggie Nights” (1997) e foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por “Os Infiltrados” (2006), de Martin Scorcese.

No século 21, foi a vez dos jogadores de futebol servirem de modelos para campanhas da italiana Emporio Armani. A primeira foi com o jogador inglês e símbolo metrossexual David Beckham, que por três anos desde 2007, foi o modelo preferido da marca. Depois, Beckham foi substituído pelo astro português Cristiano Ronaldo.


David Beckham para a armani wallpaper


Cristiano Ronaldo Emporio Armani

Depois de usar um time de rúgbi e de pólo aquático para suas campanhas, a Dolce & Gabbana convidou a seleção italiana para o lançamento da linha de peças íntimas, chamada “Calcio” (futebol, em italiano). Nas imagens, os jogadores aparecem de cuecas em clima de vestiário.
 

 
Modelos de cueca
Como pode notar, milhões são gastos em propagandas para que você se convença o quanto esta peça é importante, mesmo que não seja tão vista quanto um jeans ou uma gravata.Não existe um modelo melhor do que outro, é uma questão de escolha pessoal. É imprescindível, no entanto, que elas não fiquem apertadas em hipótese alguma.
A grande novidade na área é a volta das cores mais fortes, inclusive o polêmico vermelho, que vêm rivalizar com os tradicionais preto, branco e cinza. Até pouco tempo atrás, a cueca vermelha era considerada cafona, tanto por homens, quanto por mulheres, mas parece haver uma corrente atual a favor do tom. Além das cores lisas, padronagens como listras e xadrez também estão em alta, tirando a peça da sua monocromia habitual.

Para o dia-a-dia, as lingeries mais indicadas são 100% de algodão ou de outras fibras naturais como o bambu, que tem propriedades desodorizantes e antibacterianas. A cueca é a roupa íntima masculina curta e de modelagem um pouco justa, muito usado desde a década de 1930.
São 5 tipos de cuecas para vocês conhecer:
História da Cueca


Slip: também chamado de cueca propriamente dita, tornou-se muito popular no ocidente na década de 90.



História da CuecaFio-dental: é uma peça do vestuário masculino pouco conhecida e usada por brasileiros porém muito popular em países da Europa, Estados Unidos e Japão. O uso fio-dental no Brasil é atribuído a exposição sexual das mulheres e por isso o seu uso ainda não é bem aceito por homens no Brasil. Apesar de ser muito comum o uso de fio-dental por mulheres, os homens contemporâneos estão começando a aderir esse tipo específico de cueca ao dia-dia. Quebrando a ideia de roupa apelativa e de fim meramente sexual. As vantagens desta cueca estão no formato adequado ao corpo masculino, sendo mais confortável e proporcionado maior liberdade de movimento. Justamente por esse motivo o seu uso é comum por esportistas, fisioculturistas e lutadores. Várias marcas famosas produzem esse tipo de cueca, entre eles são Calvin Klein, Mash, Nike, Emporio Armani e outros.


História da CuecaUndoshi: é a correspondente japonesa da cueca. Muito popular antes da Segunda Guerra Mundial, sendo usado por todas as pessoas de todas as classes sociais e idades. Com a chegada das roupas americanizada, o fundoshi saiu de moda, mas algumas pessoas ainda preferem o fundoshi pelo seu conforto e pelos seus benefícios. Durante décadas o fundoshi vem sendo usado em lutas de sumo, como traje de banho e em matsuri ( é uma espécie de Carnaval realizado no Verão em todo o arquipélago japonês).
Existem vários tipos de fundoshi, mas são três os principais: rokushaku, echuu e mokko.

História da Cueca

História da CuecaBoxer: ou cueca boxer é uma peça de indumentária masculina, ainda que hoje também utilizado nas mulheres. Como outras peças de vestuário íntimo, serve para tapar e e proteger os órgão sexuais. Difere da cueca, essencialmente, ao reduzir a pressão feita na zona da virilha. Pode ser mais folgada ou mais justa, dependendo do tipo de material. Muitas boxers têm uma abertura para facilitar a micção masculina, sem ter de desapertar as calças. Derivando de utilizações desportivas, são fabricadas com tecidos confortáveis e elásticos, tendo em vista a simplicidade e conforto. Os boxers foram “reinventadas” recentemente a partir da censura sobre os materiais usados na TV dos EUA, que decidiram que mostrar uma pessoa de cuecas era “indecente”; um estilista “reinventou” então o moderno “boxer-short”.

História da Cueca 



Sungão: Samba canção ou ceroula é uma cueca larga que em geral apresenta cós com elástico e braguilha. Pode ser de diversos materiais, como algodão, seda e tecidos sintéticos. Nome às vezes abreviado para “samba-canção”.




 Fonte:Site UOL,Wikipedia,Portal São francisco,Homem Moderno,Gabinete de Curiosidade,







Nenhum comentário:

Postar um comentário