quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dior


Um homem tímido e aparentemente comum, Christian Dior (1905-1957) transformou a maneira de se vestir após a Segunda Guerra Mundial e criou o estilo dos anos 50. Quando todos previam simplicidade e o conforto, ele propôs o luxo e a feminilidade extrema, copiados por mulheres do mundo inteiro.

 Christian Dior nasceu em 21 de janeiro de 1905, um contemporâneo de Coco Chanel, em uma família de boa situação financeira na França. Filho de um comerciante de fertilizantes da região do Canal da Mancha, desejou ser artista plástico. No entanto, foi enviado à Paris para estudar Ciências Políticas a fim de se tornar um diplomata. Após concluir seu curso, gastou seu tempo viajando pela Europa e a frequentar ateliês de pintura e desenho, descobrindo por fim seu verdadeiro talento. Em 1927 abriu uma galeria de artes com Jacques Bonjean. Em 1934, vítima de uma doença, Dior não pode contar com o dinheiro da família, que passava por problemas financeiros. Em 1937, começou a desenhar croquis para o Figaro Illustre, jornal parisiense que os publicavam na seção de alta costura. Com sua habilidade para desenhar roupas ganhou o mundo. Após conseguir vender uma coleção de desenhos de chapéus, começou a fazer croquis de roupas e acessórios para várias maisons do país até que, em 1938, Christian Dior realmente iniciou sua carreira na alta-costura como assistente do estilista suíço Robert Piguet.

   Após lutar na Guerra, Dior sonhou em ter sua própria maison. Seu círculo de amigos aumentou e acabou conhecendo um importante empresário da indústria têxtil, que lhe garantiu o patrocínio para sua carreira e produção das peças. O resultado foi bem sucedido, pois possuía uma boa visão do corpo feminino, proporcionando peças ajustadas às curvas das mulheres. Isto causou um misto de fascínio e delírio, pois enquanto todos previam a simplicidade e o conforto, ele propôs o luxo e a feminilidade extrema. A loja foi erguida na Av. Montaigne, número 30, com a ajuda de Marcel Boussac. Continua em atividade até os dias de hoje.
Christian Dior
   Durante 10 anos, ele foi o estilista mais adorado e admirado no mundo da moda, suas criações foram sucesso e seu nome associado a elegância e refinamento. Faleceu em 24 de outubro de 1957, deixando o posto de gênio para assumir o posto de mito da moda e sinônimo de sofisticação e elegância no luxuoso mundo da alta-costura. Afinal, quem mais poderia contradizer Coco Chanel em plena década de 50?
 
Fevereiro de 1947 marca a estreia da primeira coleção apresentada à imprensa: Corolle (mais tarde batizada de New Look).


ESTILO
   Quando Carmel Snow, redatora da Harper's Bazaar, viu os modelos de Dior, exclamou: "This is a new look!", a coleção Ligne Corolle passou a se chamar "New Look", eternizando o estilo criado por Christian. Desde sua primeira coleção, o estilista conseguiu mudar todo o conceito de praticidade e simplicidades das roupas femininas, proposta da Chanel. Após tantos anos e, principalmente, no pós-guerra, a mulher precisava se sentir novamente feminina e o público ansiava pela elegância e luxo perdidos.

   O sucesso veio porque atendeu justamente as expectativas (ou criou novas). Criou modelos extremamente femininos, luxuosos, sofisticados e elegantes. Os vestidos e saias eram longos, o busto bem acentuado, cintura bem marcada e saias amplas. Recebeu muitas críticas por conta da enorme quantidade de tecidos usados, mas seu estilo foi bem recebido e copiado no mundo inteiro. O modelo símbolo do New Look foi o tailleur Bar, um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Luvas, sapato de saltos altos e chapéu completavam o figurino impecável. Este era o padrão ouro nos anos 50.
  Em 1949 lançou o clássico perfume "Miss Dior" e passou  assinar os primeiros contratos de licença com sociedades americanas e linhas de produtos, além de ter uma casa de prêt-à-porter em Nova York. Em 1951, o estilo princesa foi consolidado e deu início a uma nova linha de roupas. Dior apresentou um tailler em lã cinza, que expressava o conceito de masculinidade às roupas femininas.



   Criou a linha H, que era a base de sua coleção. Os modelos erguiam o busto ao máximo e baixavam a cintura até os quadris, criando a barra central da letra H. Seus modelos mais luxuosos eram criados com muita seda e tule bordado com incrustações drapeadas, várias saias sobrepostas e comprimentos variados. A linha Y mostrava um corpo esguio com a parte superior mais pesada, com golas grandes que se abriam em forme de V e a "Linha A" trouxe vestidos e saias que se abriam a partir do busto ou da cintura para criar a ilusão da letra A. Até hoje os itens estola, mangas 3/4, conjunto em tons pastéis de cardigã, blusa e saia de crepe são fortes referências ao estilo.


   Echarpes, lenços de seda, luvas, jóias e lingeries passaram a ser assinadas pela grife e as principais capitais do mundo receberam uma filial. As principais mulheres que usaram e divulgaram a grife foram Brigitte Bardot,  Marlene Dietrich, Edith Piaf e a princesa Grace de Mônaco.

"Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo." Christian Dior


MARCA
   Para assumir a direção da Dior, após a morte do fundador, foi escolhido a grande promessa do meio: Yves Sait-Laurent. Este causou polêmica por ter criado peças pouco convencionais à marca, como jaquetas de couro e vestidos curtos. Serviu durante a guerra na Argélia e, na volta, abriu sua própria maison em 1962 em Paris.

 O posto foi assumido por Marc Bohan, estilista francês. Seus modelos eram esguios, com casacos amplos acinturados, vestidos longos e botas.
Marc Bohan, director of Christian Dior starting in the 1960s. He infused haute couture with the youthful spirit of popular fashion

Com a proposta de renovar a marca, Gianfranco Ferré foi escolhido como o novo nome da CD, em 1989. Em sua primeira coleção ganhou o prêmio "Dedal de Ouro", pela empresa Helena Rubinsti. 
Christian Dior Haute Couture by Gianfranco Ferré (between 1989-1995) © DR
Seu estilo de linhas arquitetônicas e corte seco foi sucesso até 1997, ano em que assumiu o gênio e polêmico John Galliano. Genial, foi demitido da maison por atitudes preconceituosas e antissemitas.
John Galliano
Depois de um ano de especulações sobre quem seria o novo estilista da Christian Dior, a maison chegou a um veredito final - Raf Simons, ex- Jil Sander, será o diretor criativo.
 
   Desde 1984, a marca é gerenciada pelo grupo LVMH (Môet-Henessy Louis Vuitton), primeira empresa mundial do comércio de luxo, de Bernardo Arnault, que também é dona dos perfumes "Miss Dior" e "Poison".


LINHA DE PRODUTOS
Cosméticos

"O perfume de uma mulher diz mais sobre ela do que sua escrita."
(Christian Dior)


Em março de 1947, foi fundada a Parfums Christian Dior. Por meio dela, a primeira fragrância da maison foi lançada: a MissDior, um clássico até hoje. Logo depois, vieram Diorama, Eau de Cologne Fraîche e Diorissimo.

Acessórios

 
A textura idêntica ao padrão cannage, percebida no couro da bolsa Lady Dior, popularizou o termo Quilted Bag, que quer dizer “bolsa costurada”.

  • q
  • r
  • s
  • t
  • u
  • v
  • x
  • y
  • z

Lançada nos anos 1990, a it-bag Lady Dior havia sido batizada de Chouchou. Em homenagem a lady Di, que ganhou a bolsa da então primeira-dama da França, Bernadette Chirac, em 1995, Ferrè renomeou o modelo.
Sucesso de vendas da era Galliano, a Saddle Bag – ou bolsa Sela – foi criada em 2000 e, ano após ano, foi relançada.


Linha de roupas para Crianças, Homens e Mulheres



“A moda é uma manifestação de fé. Neste
mundo que se empenha em destruir um por
um todos os seus segredos, que se alimenta
de falsas confidências e de revelações
forjadas, ela é a própria encarnação do
mistério, e a melhor prova de seu sortilégio
é que nunca se falou tanto dela como agora.”
Christian Dior


MAISON
Loja em São Paulo, no Jardins
No Brasil, a loja Christian Dior, em São Paulo, é a única da América Latina e foi inaugurada em 1999.

Maison na Montaigne, 30. 



"O charme é o segredo de toda beleza. Não existe be­leza sem charme."
Christian Dior

Fonte:Blog Moda História, Almanaque Folha Uol,Blog Beautyfull,Moda Spot,

Um comentário:

  1. Nossa, gostei do seu blog!
    Vai me ajudar bastante até na profissão qe pretendo ter futuramente.
    Já estou seguindo.
    Se quiser seguir meu blog é:
    pinkcombrilho.blogspot.com

    ResponderExcluir