sábado, 9 de fevereiro de 2013

Figurinos:Joana d'Arc e Hamlet

Tudo é pensado com minuscia na hora de produzir um filme: o roteiro, os personagens, o cenário e também o figurino. No Oscar, prêmio já consagrado da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a categoria de "Melhor Figurino" não existia logo no início da premiação norte-americana, mas, em 1948, os olhares da comissão julgadora passaram a dar atenção para quem se preocupa com os mínimos detalhes na hora de compor a roupa que deve se encaixa com a personalidade de um determinado personagem. Os primeiros filmes a serem vencedores nesta quesito foram os épicos Joana D'arc (1948) e Hamlet (1948). 
 Joana D'arc (1948)
Na categoria de filme colorido, Joana D´Arc leva o prêmio por seu figurino criado por Dorothy Jeakins e Karinska.

 A guerra dos cem anos tem assolado a França, que vem perdendo sucessivas batalhas e não consegue coroar seu rei, pois a cidade está completamente invadida pelos cavalheiros ingleses. Uma jovem de 14 anos, Joana (Ingrid Bergman) tem escutado vozes que a chamam para comandar um exército francês à vitória. Já crescida, o Delfin da França (Jose Ferrer) em audiência decide enviá-la para o campo de batalha. Ela guia os franceses à vitória enfrentando intensas batalhas, até que finalmente a cidade real volta ao poder da frança e, seu rei é finalmente coroado. Mas ela é traída e entregue aos ingleses, que a levam ao tribunal da igreja acusada de heresia e a condenam à fogueira por não submeter-se a eles.

 


Dorothy Jeakins nasceu no dia 11 de Janeiro de 1914 em San Diego, nos Estados Unidos. Cursou o ensino fundamental e médio em escolas públicas, por ser uma excelente aluna, ela ganha uma bolsa de estudos para  estudar na Otis Art Institute, onde se formou. Sua carreira começou pintando os fotogramas das animações do Mickey Mouse para Walt Disney na década de 30, quando o camundongo nem era muito famoso.
Começou a trabalhar no mundo da moda, na loja de departamentos I. Magnin, onde foi descoberta pelo grande diretor de cinema Victor Fleming, que a convidou para desenhar o figurino do filme Joana d´Arc em 1948. 
Trabalhava independente, nunca tinha contratos longos com estúdios de cinema, também criou figurinos para espetáculos teatrais e produções para televisão. Trabalhou por 10 anos como designer para o Los Angeles Civic Light Opera Company e foi curadora do County Museum of Art
Em 1987, ela ganha o prêmio Women in Film Crystal Award. Em 1990, ela se aposenta e falece aos 81 anos no dia 21 de Novembro de 1995 em Santa Barbara.
Ao longo de sua carreira no cinema, Dorothy ganhou 2 Oscars como figurinista e foi indicada pelos figurinos de 12 filmes, dentre eles se destacam:
Hamlet (1948)
Em 1948, a Academia do Oscar incluiu entre a premiação, o Oscar de melhor figurino. Nesse ano essa categoria era dividida em duas: filme preto e branco e colorido, foi assim até os anos 60, depois foi extinto o Oscar de melhor figurino para os filmes que não fossem coloridos.
Na categoria de filme preto e branco, temos o figurino do filme Hamlet criado pelo figurinista Roger K. Furse que levou a estatueta.


 O Príncipe dinamarquês finge-se de louco e abandona a noiva Ofélia, para vingar a morte do pai, que lhe aparece como fantasma, denunciando os assassinos. Sir. Laurence Oliver realizou uma das mais feliz adaptações da obra prima de Sheakespeare, que imortalizou o personagem sonhador e contemplativo levado pela fatalidade à ação violenta em meio a cruéis dúvidas e hesitações. Reduzindo o texto Oliver manteve a carga emocional e filosófica, usando a câmera com inteligência. Ganhador de quatro Oscars.


 
  Fontes:Design in nova,You tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário