segunda-feira, 16 de julho de 2012

Trench Coat

 O casaco longo, confortável e elegante chamado Trench Coat surgiu nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial
burberryHistória

Traduzindo ao pé da letra, trench-coat significa “casaco de trincheira”. Nada mais óbvio se levarmos em conta a origem militar da peça. Embora todos tenham certeza do berço do trench, existe uma grande controvérsia em relação à qual marca criou a roupa.
A disputa fica entre a Aquascutum e a Burberry, duas grifes tradicionalíssimas nas fronteiras da Rainha. Mesmo assim, sempre que falamos da peça, a maioria do público pensa na Burberry, talvez pelo fato de a marca estar a mais tempo na ativa e mais bem colocada no mercado (apesar de todas as crises) do que a Aquascutum.

trench coat Burberry propaganda 1914Mas para melhor informar, seguem as duas versões da história. Segundo a Burberry, o trench-coat foi um modelo adaptado pela marca em 1914 para atender todas as necessidades e acomodar o equipamento dos soldados britânicos. Inicialmente, eles eram confeccionados em gabardine impermeabilizado, uma técnica criada e patenteada por Thomas Burberry em 1888. A modelagem era ampla, com uma fenda traseira, ombreiras, uma pala larga nas costas, tiras com fivelas nos punhos, uma aba abotoada num ombro e bolsos fechados com tampas para melhor acomodar os pertences dos soldados.


 

No entanto, de acordo com a Aquascutum, a marca havia patenteado uma lã impermeável em 1851, usada para confeccionar os trench-coats dos oficiais britânicos. Ainda segundo a grife, o uso da peça por civis, ou seja, por não-militares, “gente comum”, começou em 1918, através de personalidades como o primeiro ministro Winston Churchill.





Mas, independente de quem criou a peça, a verdade é que depois que as guerras terminaram a capa impermeável virou febre de consumo tanto para os homens como para as mulheres, que adoravam usá-las com sapatos de salto alto. Desde então o trench-coat possui uma imagem indissociável da elegância, do mistério e da sensualidade.


As guerras passaram, mas o casacão ficou. Eles começaram a ficar famosos e entrar na moda mesmo, quando o pessoal do cinema começou a usá-los. Peter Sellers em Pantera Cor-de-rosa, Humphrey Bogart em Casablanca, Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo… Depois disso ele virou mania e um dos maiores clássicos da moda do nosso tempo.

Pense em Sherlock Homes, no inspetor Clouseau (do filme “A Pantera Cor-de-Rosa”), em Humphrey Bogart (do filme “Casablanca”) ou no detetive Dick Tracy. O que todos eles têm em comum? Um ar de mistério e sensualidade, transmitido através de uma única peça de roupa: o trench-coat.





E depois disso virou febre e como já disse aqui, ícone da moda. Os trenchs da Burberry, são conhecidos por serem tradicionais, possuem sempre 10 botões, em duas fileiras.
Suas cores eram as neutras, bege, caqui e preto.
O trench tem embutido em si, uma esfera de mistério e sensualidade.
Hoje eles passaram por releituras,vários modelos novos, e cores novas surgiram, mas a essência de firmeza, mistério, sensualidade e elegância permanecem.

Neve artificial no desfile da Burberry, inverno 2011/2012, com trench coats como este de alto luxo.

 Trench coat , com nova roupagem mas com a essência da elegância eterna.
Como escolher um Trench Coat:
  • Invista em um Trench Coat de alta qualidade que você possa usar por bastante tempo. Procure um com capuz removível no caso de você querer usar na chuva ou neve.
  •  Para o primeiro Trench Coat, escolha um casaco que tenha linhas clássicas com abotoamento duplo, gola tailler, feito de tecido gabardine, comprimento 7/8, fivelas no punho e faixa para acinturar.

Comprimentos :Determine o comprimento que melhor combine com seu biotipo, o comprimento abaixo do joelho e midi é indicado para mulheres altas e esquias, as mais baixas devem optar por um casaco no comprimento do joelho ou pouco acima dele.
  •  Para as baixinhas: Se a peça de baixo for um jeans, o melhor Trench Coat é o mais curtinho, aquele que acaba na altura do ossinho do quadril. Se o casaco for muito comprido, pode achatar a silhueta e ai dará a impressão de ser menor ainda. Mas está liberado o mais comprido se usado com saias curtas e vestidos (com meia calça pra não congelar!).

Cores:Encontre uma cor que vá combinar com o seu guarda-roupa. Considere cores neutras como o preto, azul marinho, bege, caqui e verde escuro, altamente versáteis e que combinam com tudo. Para as mais ousadas opte por um trench coat em cores vibrantes como vermelho, rosa brilhante ou até mesmo com estampas de bichos.

Para não errar aposte nos tons neutros

Ousadia com cores fortes

Também é possível usar o trench coat de uma forma mais despojada, com sobreposições, meias com texturas e coturnos.



Trench Coat + Jeans: Com jeans mais sequinhos como o skinny , dá uma equilibrada no volume do look no geral. 
Trench Coat + Legging: Com um salto e um cachecol , confortável e super quentinho pra curtir a noite.
Trench Coat + Vestido:

Inove na hora de usar o Trench Coat, criando um estilo próprio:
- Enrole as mangas;
- Acrescente vários acessórios (por exemplo, maxi-colares);
- Dobre as abas frontais do casaco para trás e use um cinto amarrado para segurar;
- Use o Trench coat com saias no comprimento midi deixando a barra aparecer;
- Invista no estilo ladylike usando um trench coat clássico com saias e vestidos evasês;
- Trench coat com pretinho básico. Inspire-se nos looks hollywoodianos: acessórios com brilho e saltos.

Para as Crianças

Fonte:Revista Estilo,Oficina de estilo,Interney.net,Fashionebook,Blog Superdropsdemoda,Blog Make & blábláblá...,Blog Glamlovers,Manequim,Blog Banana Flambada,

Nenhum comentário:

Postar um comentário