domingo, 16 de fevereiro de 2014

Máquina de Costura-Problemas e Soluções (Parte I)

Essa é uma boa dica para entender a regulagem do ponto de costura. O ponto perfeito deve exercer a mesma pressão tanto na linha superior, linha verde, quanto na linha inferior, linha azul. Enquanto uma das linhas ou as duas linhas estiverem desreguladas -esticadas ou frouxas, pode acontecer de a costura franzir o tecido, deixar que um dos tecidos estique mais que o outro ou arrebentar a linha com o uso da roupa. A regulagem da máquina é de acordo com a linha desregulada: quando na linha superior o ajuste é feito na mola superior no braço da máquina, se a pressão for na linha inferior o ajuste é feito na mola da caixa de bobina.
Bom lembrar que tanto a agulha quanto a linha interferem na qualificação da costura. 

Máquina de costura

1. A agulha perfura o tecido e desce até seu ponto mais baixo, transportando a linha do carretel.

2. A agulha sobe um pouco, fazendo com que a linha superior forme um pequeno laço.

3. A lançadeira gira, no sentido anti-horário, e pega esse laço, expandindo-o e fazendo com que ele envolva a caixa de bobina.

4. Nesse momento, a linha superior envolve a linha inferior (da bobina), formando o nó.

5. A agulha sobe até seu ponto mais alto e os guia-fios transportam a linha para cima, deixando o nó no meio do tecido.


Todo esse processo ocorre rapidamente e se repete várias vezes, formando as costuras.

 

Problemas  e  Soluções


problemas mais comuns

































Quem nunca passou por isso ?

Você senta para costurar toda feliz e contente.  Pisa no pedal e o ponto ‘parece’ que ficou ok porque a parte de cima, visível, tá linda. Mas na hora  que vira o tecido do avesso, pânico: a linha criou vida própria e ficou toda solta, ou pior, embolada na parte de trás.

problemas mais comuns

Sempre que a linha fica solta ou embolada só na parte de trás do tecido,  o problema provavelmente é na passagem da linha na parte de cima da máquina.
No caso acima o ponto todo frouxão porque esqueceu de passar a linha por aquele bracinho de metal sobe e desce (veja onde ela aponta com o dedo na foto). Então  fica a dica, se a costura estiver  toda problemática e embolada só no verso, cheque se cumpriu todo o caminho da linha na parte superior máquina.

IMG_4359

Se o ponto não embola mas fica todo solto, desmanchando,  geralmente o problema é a linha da bobina, que foi mal passada. Veja se não esqueceu de enganchar o o fio naqueles dois dentinhos da caixa. Isso é um vacilo bem comum das costureiras de primeira viagem.
Calma que os problemas não acabaram ainda. Também pode acontecer do ponto ficar aparentemente  ruim e repuxado tanto atrás como na frente,  vejam as fotos seguintes:

problemas mais comuns

O que aconteceu aqui é que tentamos costurar um tecido fino com a máquina ajustada numa tensão muito apertada.

problemas mais comuns

O botão que regula a tensão é este, que fica na frente de todas as máquinas de costura mais próximo ao encaixe da agulha. Nas máquinas domésticas, ele geralmente  cobre  uma mola que puxa o fio e dá a tensão do ponto.  Já nas industriais a mola fica bem visível, como na foto acima.
Ajustamos a tensão e fomos testando em um retalhinho até chegar numa tensão ideal.

IMG_4198

Resumo da ópera. Se seu ponto sair todo esquisito, embolado, repuxado, cheque direitinho a passagem de linha antes de estressar e pensar em levar a máquina na assistência técnica.  Na grande maioria dos casos o problema não é a máquina e sim um simples fio que voce deixou fora do caminho.
Mas fiquem tranquilas que costura é aquele tipo de coisa que a prática leva sim à perfeição. Quando estiverem acostumadas  a pilotar a suas máquinas da pra saber, só de ouvir um barulho estranho, em qual parte a linha foi mal passada.

 

Evite Problemas


MANTENHA A MÁQUINA LIMPA: Se a máquina está toda suja por fora, imagina por dentro! Limpe a sua máquina com um pano úmido e com o auxílio de uma pinça e um pincel (algumas máquinas vêm com esses utilitários). Retire a caixa de bobina, limpe os dentes, deixe tudo em dia. Se você usa muito a máquina essa limpeza precisa ser mais frequente do que quem usa pouco;

LUBRIFICAÇÃO:  Toda máquina precisa ser lubrificada de tempos em tempos. Há máquinas (principalmente industriais) que têm a lubrificação automática. Para as que não tem, basta alguns pinguinhos para ela ficar boa. NÃO USE ÓLEO DE COZINHA. Os óleos lubrificantes especiais para as máquina são baratos e duram bastante. Quem tiver dúvida sobre como lubrificar a sua máquina, dá uma olhadinha no manual que lá diz. Para quem tem industrial, é necessário trocar aquele óleo que fica embaixo pelo menos 1 vez por ano (no caso da costura reta).
Após a lubrificação, costure com um tecido velho, pois o óleo pode escorrer e manchar a peça;

LEVE-A NO MECÂNICO: Essa dica vale para todas, mas principalmente para quem usa muito a máquina: é importante levá-la no mecânico para fazer uma revisão e dar um regulada. As vezes a gente nem nota que ela está com alguma falha aqui ou ali, então é importante que as vezes um profissional veja se está tudo ok, prevenindo estragos maiores;

NA DÚVIDA, NÃO MEXA: Quem aí nunca quis abrir a máquina toda, principalmente na hora da limpeza ou então quando enrolou mais linha do que devia por dentro? Mas na dúvida, não desmonte o que você pode não saber montar. O risco de montar tudo errado é grande, e o estrago que isso causa pode ser maior do que a gente pensa.

CUIDADO COM AGULHAS TORTAS: . Uma agulha torta pode estragar a caixa de bobina . Usar as agulhas corretas e sempre em bom estado fará com que a máquina trabalhe eficientemente. É bom sempre se informar sobre qual agulha é ideal para cada tipo de tecido.

6º PASSAGEM CORRETA DA LINHA: Certamente todas nós já embolamos linha na bobina. Isso na maioria das vezes acontece porque a linha está mal passada. E linha que embola na bobina, aumenta o risco de estragar a máquina, principalmente aquelas em que a dona é ansiosa e puxa tudo na pressa ;

CONSULTE O MANUAL: O manual deve sempre ser consultado em caso de qualquer dúvida. Ele foi escrito por quem realmente entende da sua máquina, então é a melhor fonte de consulta.

Fonte:Singer,Super Zíper,Clubinho da Costura

311 comentários:

  1. Olá Silvana!!
    Adorei suas dicas!!
    Será que podeia me ajudar??
    Minha máqui Brother LS 2125, fica como se estivesse costurando, fucam os furinhos da costura, poré a linha não fica no tecido.
    Tem alguma idéia do que tá acontecendo??
    A agulha tá novinha.
    Obrigada, Regiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifica com você passou a linha e se você trocou a agulha, verifique se colocou corretamente.Uma vez uma aluna estava com este problema ,em outro modelo de máquina e foi por não ter colocado a agulha corretamente.Fiz a postagem: "Máquina de Costura Brother-modelo ls2125i. Consulte,pode te ajudar.Quando solucionar o problema,conte aqui no blog e ajude nossas colegas.

      Excluir
    2. Muito obrigada, sua resposta ajudou justo no meu caso! Não estava conseguindo mais costurar, vim pesquisar, vi essa dica e no final descobri que coloquei a agulha errado.

      Excluir
    3. Estou com esse problema de estar tudo certo e nao costura,ja refiz varias vezes a limpeza,passei a linha,mudei a tensao e so fura o tecido sem costurar,que pode ser?

      Excluir
    4. Tem que laçar a linha da bobina antes de começar a costurar, girando o volante manual pra sua direção, ate laçar a linha da bobina.

      Excluir
  2. A minha maquina janome 2008 tambem esta assim o ponto

    ResponderExcluir
  3. Olá Vc pode me ajudar .Assim minha maquina de costura a correia esta girando mas a agulha não se mexe .Ela estava trabalhando normal derepente parece que uma mola soltou . Dai só fazendo manual.
    muito obrigada por sua atenção.
    bj
    Adri
    adrimanais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha Elgin Supéria também está assim, não seu nem o que fazer mais :(

      Excluir
    2. Olha um parafuzinho q tem no volante e aperta deve ter soltado

      Excluir
  4. Oii, comprei uma maquina da Elgin novinha, mais desde q comprei não consigo costurar pq a linha fica arrebentando, ja segui o manual e o video, mas não resolveu o meu problema será que vc poderia me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, estou com o mesmo problema que vc. A linha da agulha fica arrebentando toda hora. Poderiam nos ajudar?

      Excluir
    2. Linha arrebentando é pq ta com muita pressao, diminua a força do ponto,.

      Excluir
    3. Minha máquina é uma Elgin Superia, mas o DVD e o manual deixaram a desejar. Suas dicas são bem mais completas. Obrigada, Silvana.

      Excluir
  5. oi eu to tentando costurar com lastex mas a linha enbola embaixo nai seu o que fazer voce pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  6. ISSO SIM, É QUE SÃO DICAS. VALIOSAS. ADOREI. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  7. minha maquina de costura MAQI LS 8700 não que costurar oque eu faço espero que me ajude agradeço desde já e espero que me responde sobre a minha pergunta acima *--*

    ResponderExcluir
  8. Já aconteceu comigo algumas das situações acima,e não sabia até ter lido o texto agora sei como fazer se o problema apareçer novamente! Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. minha maquina não esta costurando o que eu faço?

    ResponderExcluir
  10. Minha maquina é a singer facilita.A algum tempo, qdo piso no pedal motor funciona mas a agulha não mexe.Só rodando a roda manualmente.Já tentei regular a correi,apertando, afrouxando mas nada dá certo.Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria estou com esse problema. Vc resolveu? Como?

      Excluir
  11. tenho uma singer FX-2050 e a caixa da bobina não está girando, a agulha desce mas o bobina não gira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embaixo ou parte de cima?

      Excluir
    2. a bobina é menor que a caixa da bobina, por isso não gira

      Excluir
  12. Oi gostei bastante do site me ajudou muito bjss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha ta com o mesmo problema e não sei como arrumar me.ajude tbm se souber

      Excluir
  13. Muito obrigada pelas dicas. Solucionou meu problema! Abraço

    ResponderExcluir
  14. OLÁ!
    MINHA MÁQUINA É SINGER ANTIGA.
    TÁ MACIA, PONTOS REGULADOS... MAS NA HORA DE COSTURAR, O PANO PASSA DIRETO! NÃO DÁ UM PONTO! O QUE SERÁ?

    ResponderExcluir
  15. OLÁ!
    MINHA MÁQUINA É SINGER ANTIGA.
    TÁ MACIA, PONTOS REGULADOS... MAS NA HORA DE COSTURAR, O PANO PASSA DIRETO! NÃO DÁ UM PONTO! O QUE SERÁ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique a agulha.Se está boa e colocada de forma correta.Tem um post no blog sobre agulhas.

      Excluir
  16. Silvana obrigada pelas dicas do post são muito uteis!! Descobri o blog porque estou com um problemazinho, com a minha Jocel 3315. Quando faço pressão no pedal, o volante exterior roda, mas a agulha não se mexe.. Ficou assim desde que andei às voltas com o volante, porque a máquina emperrou a meio de um trabalho. Será que me podes ajudar?? Sofia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique a pressão do calcador e se a serrilha não está abaixada,o manual vai te ajudar .Mas como você já teve problema com o volante,seria aconselhável verificar junto a assistência técnica.Pois quando o volante emperrou pode ter danificado ou tirado alguma peça da posição.Fiz o post da máquina Jocel,mas só consegui o manual de instrução.Quando solucionar o problema,conte aqui no blog e ajude nossas colegas.

      Excluir
  17. Ola! Minha maquina ta prendendo o tecido e ai a bobina trava. Vc pode me ajudar?
    Minha maquina e uma Superia Elgin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um post sobre a máquina Elgin Supéria.Verifique se você está colocando a bobina de forma correta e se não existe nenhum fiapo de linha na lançadeira.No manual de instrução você vai encontrar como fazer a limpeza a área da caixa da lançadeira.Quando solucionar o problema,conte aqui no blog e ajude nossas colegas.

      Excluir
  18. gostaria de saber como saber de algum meio para regular minha máquina doméstica que está direto quebbrando a linha superior já tentei de várias formas reular a tensâo mais ai consturaa um pouco e fica querando direto há algum outro diáguinóstico para essa causa ???

    ResponderExcluir
  19. Olá, estava enchendo uma bobina quando de repente uma pancada muito grande surgiu a ponto de voltar a posição normal da parte que enchemos a bobina. Fiquei assustada e resolvi não mexer nela por enquanto. Depois de um tempo consegui costurar em linha reta pouca coisa. Agora observei que a agulha não esta laçando a linha da bobina e não costura nada, O que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Malvina,

      Estou com o mesmo problema. Também após encher a bobina ouve um grande estalo e não consigo mais laçar a linha da bobina, minha maquina é uma singer expressão. Vc conseguiu solucionar o problema?

      Excluir
  20. Silvana, parabéns pelo Blog! Minha Singer Piu Bella parou de repente de costurar. A bobina nao gira. Pode me dar uma dica? Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Oi, meninas! "Costureira" iniciante passa por cada uma, né?! Olha só: tenho uma Pret-a-porter e ela estava enrolando toda a linha na parte de baixo do tecido, mal eu começava a costurar. Tentei de tudo e nada. Daí, parei para olhar o que acontecia com a máquina, para ver que "fenômeno" estranho levava a minha santinha a fazer aquilo e então percebi uma coisa... da qual nunca suspeitei na vida! Gente, tem tamanhos diferentes para bobinas! hahaha Pronto, tá tudo certo agora. Tenho umas 4 bobinas que não posso usar, só isso! =)

    ResponderExcluir
  22. Minha elgin nao costura a agulha desce normalmente mais volta se pegar o fio da caretilha ai nao costura nada.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Minha elgin desce a agulha normalmente mais volta sem ter pego o fio da caretilha.

    ResponderExcluir
  25. A minha máquina Elgin também não está puxando a linha da bobina, ela sempre acaba quebrando a linha ou embola dentro da bobina, não consigo costurar nada, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ter ficado pedaços de linha na bobina, ou pó, solte a bobina. Solte o parafuso e limpe e veja se tem linha presa,. Pode ser tambem que a carretilha esteja na posição errada. boa sorte!

      Excluir
  26. Minha máquina é Singer. A linha da agulha está arrebentando e os pontos estão frouxos. Não consigo costurar 10cm do tecido porque tenho que colocar a linha na agulha. O que será?

    ResponderExcluir
  27. oi acabei de comprar uma elgin genius,tava td animada experimentando ela,testei tds os pontos,td beleza...ai fui fazer uma peça simples,tava costurando normal fiz quase toda a peça,agora não consigo mais costurar os pontos falham ...''todos''tentei com tds os pontos dela,troquei a agulha,troquei o tecido,mudei a tensão do fio,do pé calçador, e nada...tava fazendo pontos perfeitos não sei o q houve....o q vc acha q pode ser.ela tem 2 anos de garantia mais pra minha sorte a cidade mais próxima q tem assistencia tecnica fica a 320km daqui :(

    ResponderExcluir
  28. Oi gostei muito das suas dicas, mais quero saber se pode me ajudar, porque comprei uma elgin e quando costuro nela está sempre quebrando a agulha e trava a linha na lançadeira. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  29. Oi gostei muito das suas dicas, mais quero saber se pode me ajudar, porque comprei uma elgin e quando costuro nela está sempre quebrando a agulha e trava a linha na lançadeira. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Oi gostei muito das suas dicas, mais quero saber se pode me ajudar, porque comprei uma elgin e quando costuro nela está sempre quebrando a agulha e trava a linha na lançadeira. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite !!! Tenho uma singer facilita premium e a caixa da bobina quebrou, troquei e recoloquei, só que a agulha não esta puxando a linha de baixo, da caixa da bobina pra cima o que fazer ??? :(

    ResponderExcluir
  32. Olá, minha maquinha Elgin Genius não costura, travou o volante e não gira. O que fazer?

    ResponderExcluir
  33. Olá, minha maquina Elgin Genius não costura, travou o volante e não gira. O que fazer?

    ResponderExcluir
  34. Oi Silvana, minha máquina Janome está costurando pra tras... sabe o que pode ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha está do mesmo jeito, a sua resolveu? Me ajude! Quase não usei a máquina!

      Excluir
  35. Olá tenho uma elgin genius ela costuma dar um estralo e travar a agulha no tecido ou seja na caixa da bobina isso é comum porque acontece ? ela tem só uma semana de uso e uso bem pouquinho só pra pequenos conserto. Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  36. ola ,tenho uma singer facilita , e ela parou de costurar, a linha da bobina na se prende a linha da agulha ,o que faço?? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  37. ola ,tenho uma singer facilita , e ela parou de costurar, a linha da bobina na se prende a linha da agulha ,o que faço?? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  38. Gente minha maquina não tá costurando e quebra a linha me ajudem. Comprei de 2 mão.

    ResponderExcluir
  39. Ah não falei a marca e modelo é elgin genius jx 4000

    ResponderExcluir
  40. Ah não falei a marca e modelo é elgin genius jx 4000

    ResponderExcluir
  41. Gente minha maquina não tá costurando e quebra a linha me ajudem. Comprei de 2 mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consulte o post Máquina de Costura-Problemas e soluções (Parte 3) no marcador maquinário aqui no blog.Vai te ajudar.

      Excluir
  42. Agradeço as dicas, pois foram a partir delas que consegui regular novamente a minha máquina. No meu caso era a agulha invertida, pois tinha hora que não laçava a linha da bobina, enrugava quando colocava em pontos pequenos e frouxos em pontos largos. Gratidão!

    ResponderExcluir
  43. Ao bordar um pano sendo a linha de baixo branca e a de cima preta, o bordado sai mesclado, ja verifiquei a bobina, linha bem passada, pq. A linha branca se mistura com a preta sobre o pano? Enquanto do avesso do pano fica todo com a linha branca ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser do ajuste de tensão da linha como mostra acima ou da caixa da bobina.Se a linha debaixo passa para cima experimente apertar um pouco o parafuso da caixa da bobina.

      Excluir
    2. Obrigada Silvana!
      Meu nome é Silene, iniciante em costura e sua dica me ajudou muito!

      Excluir
  44. Oiiii bom dia !!!! Então não sei como mas minha filha derrubou minha maquina no chão!!!! Fiquei em choque os pontos ficaram soltos,mais com suas dicas graças a DEUS foi resolvido..... Obrigadooooo .

    ResponderExcluir
  45. Oiiii bom dia !!!! Então não sei como mas minha filha derrubou minha maquina no chão!!!! Fiquei em choque os pontos ficaram soltos,mais com suas dicas graças a DEUS foi resolvido..... Obrigadooooo .

    ResponderExcluir
  46. oi meu nome e sueli costuro muito tempo,comprei uma maquina elgin genius a pouco tempo e ela estava costurando normalmente derrepente a linha de cima da agulha nao estar puxando a linha de baixo. você pode mim ajudar..obrigadoooo

    ResponderExcluir
  47. esse comentario foi minha mãe quem fez e ela estar muito preocupada com o concerto da maquina]

    ResponderExcluir
  48. oi meu nome e sueli costuro muito tempo,comprei uma maquina elgin genius a pouco tempo e ela estava costurando normalmente derrepente a linha de cima da agulha nao estar puxando a linha de baixo. você pode mim ajudar..obrigadoooo

    ResponderExcluir
  49. oi meu nome e sueli costuro muito tempo,comprei uma maquina elgin genius a pouco tempo e ela estava costurando normalmente derrepente a linha de cima da agulha nao estar puxando a linha de baixo. você pode mim ajudar..obrigadoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando por algo bem parecido além de não conseguir ajustar a linha de baixo sendo minha máquina uma Elgin também. Ben Hur

      Excluir
    2. A máquina de vocês é a Elgin Genius JX-4000?

      Excluir
    3. Eu tbm comprei uma Elgin genius jx4000, tem 2 dias e ela já chegou assim... não pega a linha de baixo. Vcs já resolveram?

      Excluir
    4. Também estou com o mesmo problema pra mesma maquina... Nao estou conseguindo laçar a linha de baixo. Conseguiram resolver?

      Excluir
    5. Tb estou com o mesmo problema, não consigo puxar a linha inferior da bobina, não sobe! Voces resolveram este problema?

      Excluir
    6. Alguem conseguiu resolver? A minha é uma singer brilliance, mas o problema é o mesmo..

      Excluir
  50. Ola meu nome é Ben Hur
    Como eu faço para ajustar a mola da bobina, para acertar a tensão da linha de baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ajuste da tensão da bobina é feito no parafuso da caixa de bobina.Mas você deve verificar se o problema na regulagem se seu ponto não é na passagem da linha ou no tensor.Qual o modelo de sua máquina?

      Excluir
  51. olá poderia me ajudar? minha maquina é uma singer pret a porter e mandei ela no mecânico e voltou costurando pontos bons e derrepente um fica maior que os outros e assim fica frouxo no final a costura ,e nao lembro se aquele botão central q muda os tipos de pontos quando se gira ele os dois da lateral se movem também ou nao???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O botão maior (o que contém a numeração de 0a5 )é o do comprimento do ponto,O outro lado de tem a numeração de de1 a 4 é o caseador 4 passos para fazer casas de botão.Quando ele está no caseador os outros botões do painel se movem quando você gira.Para costurar você tem que estar com o botão na seleção dos comprimentos de 0 a 5.

      Excluir
  52. olá poderia me ajudar? minha maquina é uma singer pret a porter e mandei ela no mecânico e voltou costurando pontos bons e derrepente um fica maior que os outros e assim fica frouxo no final a costura ,e nao lembro se aquele botão central q muda os tipos de pontos quando se gira ele os dois da lateral se movem também ou nao???

    ResponderExcluir
  53. Olá boa tarde!
    Minha máquina é uma Singer Zig Zag e estou com problema porque ela não está costurando prende os primeiros pontos, mas depois não continua e nem costura mais nada, o que posso fazer? Por favor me ajudem preciso costurar!
    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já verificou a agulha?Leia o post Máquina de Costura-Problemas e soluções parte 2 no marcador Maquinário deve te ajudar a descobrir qual o problema e o que você deve verificar.

      Excluir
  54. Boa noite minha maquina steam home 520 nao quer lançar a linha de forma alguma tem alguma dika ela nao tem como abri para regular mim ajuda

    ResponderExcluir
  55. Boa noite minha maquina steam home 520 nao quer lançar a linha de forma alguma tem alguma dika ela nao tem como abri para regular mim ajuda

    ResponderExcluir
  56. A máquina de costura da minha mãe não está laçando a linha da bobina.Alguém tem a solução pra isso?kkk

    ResponderExcluir
  57. oque eu faço minha maquina ta arrebentando a linha sozinha singer

    ResponderExcluir
  58. oque eu faço minha maquina ta arrebentando a linha sozinha singer reta

    ResponderExcluir
  59. Ola Boa noite a minha maquina Bruce reta industrial ,entao a agulha nao desce ea bobina nao gira esta travado ? Parou de repende

    ResponderExcluir
  60. Ola Boa noite a minha maquina Bruce reta industrial ,entao a agulha nao desce ea bobina nao gira esta travado ? Parou de repende

    ResponderExcluir
  61. Elgin bella .Não laca a linha da bobina o q fazer

    ResponderExcluir
  62. Elgin bella .Não laca a linha da bobina o q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com o mesmo problema. A agulha não puxa a linha da bobina.
      Além disso quando consigo pescar a linha da bobina o tecido fica todo furado mas não costura nada.
      Se você descobrir alguma coisa manda recado pra mim?

      Excluir
  63. bom dia a facilita premium 36 da minha esposa nao esta puxando a linha da bobina, o que faço pra arrumar isso????????????????
    me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://bibliotecadacostura.blogspot.com.br/search/label/Maquin%C3%A1rio

      Excluir
    2. Coloca a agulha um tiquinho mais para baixo. Pouquíssima coisa... A minha eu resolvi assim ;)

      Excluir
    3. Coloca a agulha um tiquinho mais para baixo. Pouquíssima coisa... A minha eu resolvi assim ;)

      Excluir
  64. Ola meu nome é Dalva, minha maquina é a singer antiga, quando vou costurar ela ja começa a dar aqueles pontos largos e a embolar, alguem pode me ajudar? o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  65. Ola meu nome é Dalva, minha maquina é a singer antiga, quando vou costurar ela ja começa a dar aqueles pontos largos e a embolar, alguem pode me ajudar? o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  66. minha maquina é elgin genius e não consigo costurar com as duas agulhas pois bate no pé ou na caixa da bobina o que pode ser? você pode me ajudar desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  67. olá minha máquina Elgin superia a lançadeira nao da volta completa, ela só da meia volta e volta, o que pode ser???

    ResponderExcluir
  68. Socorrooooo
    Minha mae é costureira e a agulha da maquina dela ta batendo em um ferro embaixo e não costura e se tentar quebra a agulha, vc pode ajudar?? Ela ta cheia de costuras pra fazer.

    ResponderExcluir
  69. Socorrooooo
    Minha mae é costureira e a agulha da maquina dela ta batendo em um ferro embaixo e não costura e se tentar quebra a agulha, vc pode ajudar?? Ela ta cheia de costuras pra fazer.

    ResponderExcluir


  70. olá, tenho umaue ea Singer Promise 1508 que travou, simplesmente trancou, nao anda pra frente, nem pra tras, o que fazer com ela? Como precisava de outros pontos comprei esse ano uma Singer Brilliance, só que ela embola tanto ue parece um bombril embaixo. Já revisei a linha superior, a regulagem da tensão, lubrifiquei, e nada resolve. estou com vários trabalhos pra entregar e minha joinha nao quer trabalhar. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  71. a minha genius travou o q pode ser ??













    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sujeira ,fiapos de tecidos,ferrugem,ou seja precisa lubrificação.
      aconteceu com a da minha vizinha.

      Excluir
  72. minha maquina industrial nunca deu problema pra fazer uma embanha de perna de calça jeans,mas agora ,ela vai bem,mas quando aproxima da costura de lado (onde ao dobrar ,fica grosso)ela arrebenta a linha.
    explicando melhor, se a costura fica grossa ao ser dpobrada,a linha arrebenta. já tentei de tudo.

    ResponderExcluir
  73. algoém ajude a vovo do miguel ,por favor. nao sou iniciante, mas agora... estou apanhando.. obrigado
    sou a vovó mais coruja do miguel

    ResponderExcluir
  74. Não estou conceguindo sincronizar a agulha com a lançadeira da facilita premium 36 como faço isso, pois a linha embola embaixo e a agulha bate na lançadeira. me ajudem por favor. abraços

    ResponderExcluir
  75. boa tarde minha elgin genius jx4000 quebro a agulha e depois de isso a agulha fica batendo na lançadeira. alguém sabe o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  76. boa tarde silvana eu tenho o mesmo problema. minha elgin genius jx4000 quebro a agulha e depois de isso a agulha fica batendo na lançadeira. sabe o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  77. boa tarde silvana eu tenho o mesmo problema. minha elgin genius jx4000 quebro a agulha e depois de isso a agulha fica batendo na lançadeira. sabe o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  78. Por favor onde estão a parte 2 e 3? Não consegui encontrar. Agradeço

    ResponderExcluir
  79. eu tenho uma facilita premium e ela esta muito devagar do desempenho, quando coloco o pé no pedal no inicio, funcina um pouco mais rapido mais a medida que tento costura fica pesada e o motor esquente. Aí paro e deixo esfriar pra tentar de novo. Antes eu mal encostava o pé e ela virava um carro de corrida de tão boa. Pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  80. eu tenho uma facilita premium e ela esta muito devagar do desempenho, quando coloco o pé no pedal no inicio, funcina um pouco mais rapido mais a medida que tento costura fica pesada e o motor esquente. Aí paro e deixo esfriar pra tentar de novo. Antes eu mal encostava o pé e ela virava um carro de corrida de tão boa. Pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o seu caso você vai precisar de levar na assistência técnica.Pelo jeito deve ser problema em alguma parte do motor (algum desgaste) já que você percebeu que ele aquece mais que o normal.Poderia ser também no pedal,mas como o motor esta esquentando em demasia me leva a crer que seje algo no motor.Uma dica importante para poupar o motor das máquinas de costura e que deve ser observado e nunca deixar o pé descansando sobre o pedal e deixar o motor fazendo aquela zuadinha.Isso desgasta componentes no motor.Para quem dirige é o mesmo que deixar o pé na embreagem.
      Trabalho com está máquina também ,ela é muito boa.Quando resolver o problema conte para nós aqui no blog.Assim vamos poder ajudar mais pessoas.

      Excluir
  81. Oii Silvana tenho uma singer facilita premium PP 436 e ela não está puxando a linha da bobina,está tudo certo,a linha está passada em tudo,bem certinho,a bobina gira,mas ela ainda assim não costura..oque faço?

    ResponderExcluir
  82. Oi gostaria muito da ajuda de vcs ganhei uma máquina singer antiga quando experimentei ela funcionava mais agora fica fazendo um barulho como se alguma coisa tivesse prendendo.
    Ja limpei e lubrifiquei e o motor parece estar funcionando normalmente. Aguardo resposta.
    Att Fernanda

    ResponderExcluir
  83. Oi gostaria muito da ajuda de vcs ganhei uma máquina singer antiga quando experimentei ela funcionava mais agora fica fazendo um barulho como se alguma coisa tivesse prendendo.
    Ja limpei e lubrifiquei e o motor parece estar funcionando normalmente. Aguardo resposta.
    Att Fernanda

    ResponderExcluir
  84. A minha maquina começou a costurar ao inverso,o ponto de cima fica por baixo do pano e vice verso o que poderá,ser

    ResponderExcluir
  85. A..minha nao quer costurar ja foi limpa e lubrificada mas nao quer nada acho q ficou muito tempo sem uso alguem pode me dizer oq fazer..

    ResponderExcluir
  86. Gente me ajudem, tô com um problemão a minha maquia não está lançando a linha da caixa da bobina. Estou desesperada,uso diariamente a minha máquina.��

    ResponderExcluir
  87. Alguém aqui tem a Brother Xl2600i? Minha maquina esta com a costura ao contrário, por exemplo...o zigzag fica na parte de baixo do tecido e a parte que seria o avesso pra cima! Estão todos os pontos assim...alguem tem alguma sugestão do problema? Obrigada, abçs

    ResponderExcluir
  88. Olá. ...me xamo morgana e tenho uma makina modelo janome 2018 dc mais ela ñ ta pegando a linha da bobina o que eu faço? ? Ja olhei manual ja fiz de tudo mais ñ tem jeito sera ki a lacadeira ta kebrada ?

    ResponderExcluir
  89. Olá, me chamo Inácio,comprei uma máquina de costura Singer Fashion,ao ligar ela ficou costurando para trás, o que faço?

    ResponderExcluir
  90. Ola,meu nome é Laura, comprei uma maquina SINGER FASHION agora faz uns 3 meses,o problema e que a linha de cima esta enrolando por fora na lançadeira fazendo um enosado de linha é como se ela tivesse uma rebarba onde a linha se enrola começo a costurar e tenho que cortar esse tufo de linha toda hora e a maquina e zero novinha nem paguei ainda.estou estressadaaaaa

    ResponderExcluir
  91. Pois é como eu disse meu nome é Laura, e como eu nao gosto de ficar esperando pelos outros resolvi eu mesmo,procurei no YOUTUBE,problemas na caixa da bobina e descobri retirando a caixa da bobina que essa estava com uma ponta que fica pra baixo QUEBRADA, uma pontinha , como assim se comprei a maquina na loja e somente costurei um vestidinho para uma menina bem simples !!!!!!Sera que veio quebrada?

    ResponderExcluir
  92. Olá.
    Como minha primeira máquina eu adquiri uma Elgin Bella.
    Até que não é ruim.
    Essa semana ela deu o primeiro defeito.
    Não consigo pescar a linha da bobina.
    E quando consigo e vou costurar o tecido fica todo furado e sem linha. Não costura.
    Gostaria de saber se essa máquina aceita calcador para zíper pois o que vem com ela é muito largo e a costura fica muito afastada do zíper em si...

    ResponderExcluir
  93. Oi..tbm estou cm problemas cm a elgin Bella...tenho uma elgin superia q faz milagres mas a Bella não firma o ponto...já desisti dela 3x mas volto a tentar...o que me é estranho é a caixa da bobina que não tem onde firmar a linha...só joga a bobina dentro...poderia me dar uma luz?

    ResponderExcluir
  94. Oi..tbm estou cm problemas cm a elgin Bella...tenho uma elgin superia q faz milagres mas a Bella não firma o ponto...já desisti dela 3x mas volto a tentar...o que me é estranho é a caixa da bobina que não tem onde firmar a linha...só joga a bobina dentro...poderia me dar uma luz?

    ResponderExcluir
  95. olá, tenho uma singer 6180, e depois de quebrar várias agulhas esta semana, tentei descobrir o problema e vi que a ponta da agulha está esbarrando na lançadeira, quando aciono o pedal, a lançadeira quebra a agulha, o que eu faço? tem como resolver sozinha?

    ResponderExcluir
  96. Ola silvana eu tenho uma elgin jx4000 ela esta co os pontos largo oq fazer

    ResponderExcluir
  97. Ola silvana eu tenho uma elgin jx4000 ela esta co os pontos largo oq fazer

    ResponderExcluir
  98. Olá! Me ajudem! A agulha da máquina não tá puxando a linha da bobina. Já troquei a agulha mas não resolveu. Daniele

    ResponderExcluir
  99. Bom dia,
    minha máquina é da marca zero watt, está com o ponto frouxo por baixo, não consigo ajustar o ponto, teria como me mandar um vídeo de como ajustar. Grata

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde!
    A minha maquina portátil çadençe petit çoser .... Está çom volante travado só roda metade. Não faz o processo todo. O que posso fazer.

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde!!
    A máquina da minha mãe é uma brother bm3700 e está fazendo como na foto fica um bombril embaixo da costura! Como podemos resolver? Já conferimos a linha e está tudo certo. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde!!
    A máquina da minha mãe é uma brother bm3700 e está fazendo como na foto fica um bombril embaixo da costura! Como podemos resolver? Já conferimos a linha e está tudo certo. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  103. Olá pessoal, fiz todas as recomendações deste blog e do site da singer na minha máquina singer super zig zag 247, o problema de embolar embaixo conseguir resolver, mas a falha do ponto ñ, ela da uma costurada no tamanho do ponto, depois da uma costurada bem larga, e assim sucessivamente e na parte detrás fica tudo solto. Troquei agulha, enchi novamente as bobinas, troquei a cor da linha, limpei a menina, troquei a carretilha e nada. Será que só mesmo o mecânico ou alguém tem uma outra dica? MInha menina tem 33 anos de idade com corpinho de 18, e só tinha feito isso uma vez pq ficou mais de 20 anos sem uso, o mecânico veio na época e fez um bom chekup nela, hj depois de eu ter costurado um pouco deu fricote. Se alguém souber e puder me ajudar agradeço muito.

    ResponderExcluir
  104. Muito esclafecedoras suas informações! Grata e continue a nos auxiliar!!!

    ResponderExcluir
  105. Muito esclafecedoras suas informações! Grata e continue a nos auxiliar!!!

    ResponderExcluir
  106. Minha maquina é uma elgin decora, estava costurando normal de repente começou a fazer barulho e travar a agulha. Já limpei a bobina e troquei a agulha não adiantou. O que fazer? Desde já agradeco.

    ResponderExcluir
  107. Oi..tbm estou cm problemas cm a elgin Bella, não firma o ponto, só sai linha da agulha e não sai da bobina. o que faço?

    ResponderExcluir
  108. MAQUINA DE BRAÇO SEM COSTURA FORA DO TECIDO;O QUER POSSO FASER?

    ResponderExcluir
  109. Ola! Tenho uma maquina elgin Genius Jx 4000, não consigo costurar nada com ela porque a linha arrebenta e a bobina fica fazendo uns estalos como se a agulha tivesse batendo nela, ja levei no tecnico e ele disse que essa maquina é uma bomba,não sei o que fazer pois a minha ta seminova e nao tenho como trocar agora.

    ResponderExcluir
  110. Ola! Tenho uma maquina elgin Genius Jx 4000, não consigo costurar nada com ela porque a linha arrebenta e a bobina fica fazendo uns estalos como se a agulha tivesse batendo nela, ja levei no tecnico e ele disse que essa maquina é uma bomba,não sei o que fazer pois a minha ta seminova e nao tenho como trocar agora.

    ResponderExcluir
  111. Minha singer fashiom ta enrroscando a linha. Me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
  112. Minha singer fashiom ta enrroscando a linha. Me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
  113. Nao consigo colocar agulha dupla na singer fashiom, coloquei ela quebrou , bateuna pArte debaixo da bobina.. o q faco?..

    ResponderExcluir
  114. alguém me ajuda ... a maquina esta costurando mas fica puxando linha da bobina errada parasse que engancha la em baixo ...o tecido fica muito franzido quando puxo a linha arrebenta

    ResponderExcluir
  115. A minha maquina reta yamata nao ta costurando, a caixa da bobina não gira mais, o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  116. Bom dia tenho uma maquina bem pequena portatil so p/piquenos reparos da steammix desde q comprei nunca consequegui usa mesmo fazendo todos os procedimentos do manual e agora p/melhora eu tirei a bobina mas nao funciona como funcionava pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  117. Bom dia tenho uma maquina bem pequena portatil so p/piquenos reparos da steammix desde q comprei nunca consequegui usa mesmo fazendo todos os procedimentos do manual e agora p/melhora eu tirei a bobina mas nao funciona como funcionava pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  118. Por favor ... Eu acredito que a minha lançadeira esteja solta ... Eu faço tudo direitinho mas na hora de começar a costurar a linha embola na lançadeira, embola no tecido e trava a máquina ... Eu não sei afinal se eu coloquei a bobina errada, ou se é a lançadeira ... M dê uma luz quanto a isso por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  119. Boa noite, estou com problemas na minha singer exata, parece que o eixo da agulha ta fora do lugar, não posso costurar porque a agulha bate na chapinha da base, por favor me ajude...

    ResponderExcluir
  120. Adorei a página!! (pena que não tem a opção de recebermos as atualizações via e-mail)

    ResponderExcluir
  121. OI MINHA MAQUINA ELGIN SUPERIA COSTURA MAS DE REPENTE TRANCA E A AGULHA NAO DESCE COMO POSSO RESOLVER OBRIGADO

    ResponderExcluir
  122. OI MINHA MAQUINA ELGIN SUPERIA COSTURA MAS DE REPENTE TRANCA E A AGULHA NAO DESCE COMO POSSO RESOLVER OBRIGADO

    ResponderExcluir
  123. Tenho uma cinger facilita pus ela pesada pra girar o que Faso? Obrigado

    MN

    ResponderExcluir
  124. olá tenho uma elgin supéria ela tva costurando normal só tem três meses de uso e o ponto de uma hora pra outra o ponto de cima começou a ficar frouxo já fiz de tudo regulei os pontos um a um troquei agulha e nada me ajude por favor o que faço?

    ResponderExcluir
  125. Olá, estou me sentindo muito triste, comprei uma máquina Elgin Genius JX 4000 e vendo os comentários da mesma vi que entrei numa fria. A máquina é nova e costurei somente algumas peças usando ponto reto e a agulha quebrou. Troquei a agulha e depois disso não consigo laçar a linha da bobina e para piorar não costura mais nada. Já li o manual umas 50 vezes, tirei e coloquei a bobina, já fiz tudo que era possível e nada. Pesquisei este modelo e vi muitos comentários ruins. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  126. Olá, estou me sentindo muito triste, comprei uma máquina Elgin Genius JX 4000 e vendo os comentários da mesma vi que entrei numa fria. A máquina é nova e costurei somente algumas peças usando ponto reto e a agulha quebrou. Troquei a agulha e depois disso não consigo laçar a linha da bobina e para piorar não costura mais nada. Já li o manual umas 50 vezes, tirei e coloquei a bobina, já fiz tudo que era possível e nada. Pesquisei este modelo e vi muitos comentários ruins. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  127. A minha não costura Zig zag já fiz de tudo nem os pontos especiais só reta me ajude

    ResponderExcluir
  128. A minha não costura Zig zag já fiz de tudo nem os pontos especiais só reta me ajude

    ResponderExcluir
  129. minha maquina singer brilliance caiu e travou a maquina ,como se eu fosse encher a canoinha...Agora nao consigo costurar.Por favor o que faço.

    ResponderExcluir
  130. A minha máquina não roda a bobina então não faz com que a agulha pegue a linha e não sei qual o problema dela me ajude a resolver isso ela ficou muito tempo parada pode ser isso tbm já limpei passei óleo pra máquinas.

    ResponderExcluir
  131. Oii bom dia!
    Gente minha máquina reta zoje,ela não tá costurando borracha Eva, oque eu fasso, não sei o que fazer mim ajundem Obrigado.

    ResponderExcluir
  132. Oi boa noite. Comprei uma elgin decora. Ela não esta costurando legal. O pezinho dela está um pouco alto, mesmo estando todo baixo. E com isso ela não puxa o tecido. Me ajuda por favor????

    ResponderExcluir
  133. Olá, tenho uma super Elgin zig zag. Ela tá fazendo os pontos no mesmo lugar e tecido não anda

    ResponderExcluir
  134. olá tenho uma Elgin Genius JX 4000 ELA ESTÁ COSTURANDO PARA TRÁS... E AS VEZES FICA PONTINHO BEMMMM MIUDINHO E NÃO TRANSPORTA
    O QUE SERIA ???

    ResponderExcluir
  135. Oi me ajude minha Singer feshion deu um problema na laçadeira e foi cosertada agora ela tá com um barulho estranho o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  136. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  137. oi! estou com um problema as vezes pode me ajudar.Ganhaei uma maquina singer 15c o mator ta trabalhando mais na hora da costura ta lenta.oque pode ser?

    ResponderExcluir
  138. ola, bom dia , minha maquina de costura elgin caseira zig zag, a costura fica parada ela nao ta correndo a roupa o que pode sef

    ResponderExcluir
  139. Amei suas dicas! Minha maquina e uma singer superb 2010. O ponto está soltando as vezes. Será a agulha?

    ResponderExcluir
  140. Amei suas dicas! Minha maquina e uma singer superb 2010. O ponto está soltando as vezes. Será a agulha?

    ResponderExcluir
  141. Olá bom dia. Tenho uma Elgin supera e a linha começou arrebentar e não está costurando mais. A linha de cima não está puxando a da carretilha, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola adriana vc conseguil resolver a minha esta assim tbm nao puxa o tecido o que sera ?

      Excluir
  142. Oi,tenho uma industrial reta zoje,e estava ótima até eu resolver limpar e abri a parte da frente e passei um pouquinho de óleo de máquina onde sobe e desce o cabo onde fica a agulha e na lançadeira.entao quando fui usar eu costuro e o cabo do retrocesso vai pra cima e pra baixo junto.o que pode ser? Fica um barulho de cabo batendo.

    ResponderExcluir
  143. Oi,tenho uma industrial reta zoje,e estava ótima até eu resolver limpar e abri a parte da frente e passei um pouquinho de óleo de máquina onde sobe e desce o cabo onde fica a agulha e na lançadeira.entao quando fui usar eu costuro e o cabo do retrocesso vai pra cima e pra baixo junto.o que pode ser? Fica um barulho de cabo batendo.

    ResponderExcluir
  144. Ola silvana epero que vc possa me ajudar tenho uma elgin genesis 4000-1 ela e muito boa ja tenho ela a 2 anos acontese defeitos normais mas nada grave. Ai ela começou a fazer barulho como se estivesse seca sem oleo assisti um vidio onde o rapaz encina a a abrir e lubrificar abri ela lubrifiquei o barulho melhorou mas agora ela nao esta puxando o tecido nao sei se o regulador do ponto ou o tensor ou ate mesmo os dentes mas os d2ntes ja olhei e estao limpos e alinhados vc pode me ajudar por favor ?

    ResponderExcluir
  145. Ola tenho a máquina singer facilita, ela costura super bem mais quando se trata de algum tecido muito fino ela não pega ponto, não costura já troquei a agulha e não adiantou não si mais o que fazer... O que faço???

    ResponderExcluir
  146. Tenho uma maquina Elgin Decora, ela travou...a agulha nem sibe nem desce...o q será?

    ResponderExcluir
  147. Olá. Tenho uma Singer facilita e o tecido engasga, tranca nos dentinhos, no começo é no final do tecido. Acabo não conseguindo costurar desde o início do tecido tenho que começar mais na frente...o que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  148. Olá tenho uma mini máquina portátil marca fácil tec ela só está costurando tecido grosso como Jens tecido fino ela não costura o que fazer

    ResponderExcluir
  149. Olá tenho uma mini máquina portátil marca fácil tec ela só está costurando tecido grosso como Jens tecido fino ela não costura o que fazer

    ResponderExcluir
  150. ola, estou com problema com minha máquina, ela estava costurando tudo normal, mas agora ela não funciona, ela pega, faz todo o barulho, mas não dá os pontos, e não sei o que fazer, já retirei carreteis, bulbinas, já troquei, coloquei e retirei as linhas mas nada funcionou. você poderia mim ajudar?

    ResponderExcluir
  151. Comprei uma Elgin bela a linha arrebentou e a máquina parou de costurar. Fica só furando o tecido. Isso aconteceu no dia que eu recebi e fui fazer o teste. Ela não está pescando a linha da bobina. Alguém consegue me ajuda

    ResponderExcluir
  152. Bom dia! Tenho uma Singer Facilita, modelo antigo, que estava parada a tempos. Essa semana fui costurar...e nada. Meu marido assistiu alguns videos no youtube e fez uma limpeza e os ajustes. Esta costurando...mas só faz reta! Qdo coloco no zigue-zague a agulha faz o movimento, mas a costura sai totalmente RETA. Alguém ja passou por isso e pode me ajudar?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  153. Minha máquina é a Singer Prêt-a-Porter. O movimento da agulha não está sincronizado com a da lançadeira. A agulha pega na lançadeira quando abaixa. O que faço?

    ResponderExcluir
  154. Minha máquina é a Singer Prêt-a-Porter. O movimento da agulha não está sincronizado com a da lançadeira. A agulha pega na lançadeira quando abaixa. O que faço?

    ResponderExcluir
  155. Minha maquina elgin antiga esta costurando para trás , o que fazer

    ResponderExcluir
  156. Minha maquina elgin antiga esta costurando para trás , o que fazer

    ResponderExcluir
  157. Minha maquina elgin antiga esta costurando para trás , o que fazer

    ResponderExcluir