domingo, 2 de fevereiro de 2014

Dança dos quadrados

Também chamada de (Square Dance, FLIC-FLAC,Tesselation - Técnica a partir da movimentação de cortes em diagonal feitas em quadrados que quando trabalhado em cores um desenho se destaca.

Dança dos Quadrados - Flic-Flac



Existem diversas formas de se fazer o bloco Dança do quadrados (Square Dance) ou Flic-Flac.

As duas perguntas mais comuns na hora de confeccionar o molde são: 1) como eu acho o ângulo de 60 graus e 2) qual será o tamanho dos quadrados para fazer o quadriculado.

Vou mostrar aqui que não é preciso saber como achar o ângulo e como calcular, facilmente, a medida do quadrado.

Para fazer as linhas diagonais, desenhe um quadrado do tamanho que você quer seu Flic-Flac e acrescente borda para costura (ou seja, se eu quiser um bloco de 20 x 20cm, devo desenhar um quadrado com 21,5cm) e marque o centro.

Agora desenhe uma pequena linha partindo do canto superior do seu quadrado. Essa linha será a ponta menor do seu "catavento" (lembrando que o tamanho final da ponta fica 0,75cm para dentro do quadrado, portanto ficará maior do que o que você está vendo). Para 21,5 eu desenhei uma linha com mais ou menos 3,5 cm. Marque essa medida nos quatro lados do seu quadrado.


Ligue as pontas das linhas que você marcou, na diagonal, PASSANDO PELO CENTRO. Se ao ligar as pontas a linha não passar pelo centro, significa que as medidas não estão idênticas. Refaça as medidas.

Pronto, você já tem as linhas diagonais e não importa em que ângulo elas estão. Se achar que o catavento está com uma ponta muito larga, refaça o desenho diminuindo o tamanho da sua linha. Lembre-se que a medida final da ponta está a 0,75cm para dentro da borda, portanto, um pouco mais larga do que você está vendo.

Para ver se o tamanho está bom, recorte as quatro peças do seu quadrado, dobre a ponta à 0,75 para ela ficar com a largura final, monte o catavento e veja se você gosta do resultado. Se não gostou, aumente ou diminua a medida que você usou para a ponta.

Agora precisamos saber qual será o tamanho do quadrado que você usará para fazer o quadriculado. Essa medida é muito simples de se achar. O lado do quadrado é exatamente igual ao comprimento da diagonal do molde que você acabou de desenhar mais 1,5cm. Pronto, não há necessidade de nenhum cálculo ou construção de tabela.

VEJA a demonstração do Cálculo:

Note, no desenho abaixo, que a peça A (azul ) e a peça B (amarela) são iguais e estão exatamente na mesma posição. Portanto, a linha 1 e a linha 3 marcada pela seta em vermelho têm a mesma medida. Se A = B, então, A+C = C+B, ou seja: medida 1 = medida 3 , portanto, medida 1 + medida 2 = lmedida 3 + medida 2 . Ou seja, a diagonal (linhas 1 e 2) do seu molde é igual ao lado do quadrado (linhas 2 e3).



Vamos cortar os blocos prontos diretamente do quadriculado.

Coloque o molde sobre o quadriculado ajustando as linhas do molde com as linhas de costura e desenhe. Se você cortar os quadrados para fazer o quadriculado exatamente do tamanho da diagonal mais a borda de costura, os moldes irão se encostar. Eu prefiro cortar o quadrado do quadriculado um pouco maior, tanto para facilitar o corte, quanto para que a sobra fique com um tamanho reutilizável. Se a sobra ficar muito pequena, acaba indo para o lixo.





Calculando o tamanho da Borda ou Barra do trabalho:

Veja as setas na figura abaixo. Meça a distância entre a ponta da peça e a diagonal como mostra a figura. Acrescente pelo menos 0,75 para a borda de costura. Eu gosto de cortar um pouco maior para facilitar o corte.


Aqui está o quadriculado com a borda e todos os moldes desenhados sobre ele, pronto para o corte


 

 
Depois de cortados os blocos, bastará dar um giro e você terá as peças na posição correta para a costura.


Primeiramente costure os blocos dois a dois. Depois costure essas peças duplas também duas a duas e continue a emendar as peças formadas seguindo o arranjo de cores do seu quadriculado original.

Aqui está o trabalho pronto!


Fonte: Patcharteria

Nenhum comentário:

Postar um comentário