quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dear Jane

O que é o Dear Jane?

O nome "Dear Jane" pode ser considerado atualmente uma grande inspiração para milhões de "patchworkeiras" pelo mundo. Contudo, qual a origem de seu nome? Quem é afinal, a tal Jane?
"Dear Jane" é na verdade, um projeto criado por Brenda Papadakis em homenagem à quilteira Jane A. Stickle (1817-1896), que fez o quilt acima durante a Guerra Civil Norte Americana, finalizado em 1863, totalizando 225 delicados blocos. Jane viveu boa parte de sua vida em em uma fazenda em Vermont com seu marido, onde hoje o quilt está exposto em um museu.
A partir do projeto de Jane, Brenda resolveu publicar um livro com a sua versão do quilt, nascendo então em 1996, o Dear Jane. Quatro anos depois, a autora foi convidada a dar sequência ao Dear Jane, publicando seu segundo livro, Dear Hannah, em homenagem à sua neta Hannah.


Baby Jane

A partir daí, a colcha de Jane Stickle se tornou a "mãe", a origem e todas as colchas feitas depois são as filhas, chamadas de "Baby Jane". As quilteiras são chamadas de "Janiacs" e estão espalhadas pelo mundo.

Fonte:Blog Desafio Dear Jane,Arte textil

Um comentário: