domingo, 13 de maio de 2012

Peplum

           Uma das peças (shapes) que já vinha despontando desde o ano passado e que viraria um hit neste outono/inverno é o PEPLUM. Muito falado em vários sites e revistas de moda, esta peça de nome divertido já é conhecido á algum tempo e vira e mexe reaparece repaginado.

História
           O Peplum vem do grego PEPLOS, uma das vestimentas tradicionais formada por duas peças retangulares de tecidos que juntas e dobradas formavam um vestido que quando amarrado davam impressão de serem duas peças, com a parte de cima formando um tipo de saiotinho sobre a parte debaixo.
           No século XIX o peplos virou BASQUE e era usado apenas na jaqueta, que deveria ser mais longa por cima das volumosas saias da época. Na década de 20 Jeanne Lanvin  ousou fazer diferente criando o vestido basque por volta de 1924.
           Então, Dior além do new look trouxe  nos anos 40 o PEPLUM  de volta para dar continuidade a feminilidade de suas criações. Nos anos 80 ele voltou junto com as mangas bufantes ou em vestidos de gala enfatizando a cintura feminina. E agora em pleno sec. XXI Alber Elbaz (estilista da marca Lanvin) aproveitando a onda ladylike e as apostas nos anos 40 e 50 somado a próxima tendência anos 20 trouxe para as passarelas o “novo” peplum que já tomaram várias formas e caimentos.




Modelos e Modelagem
            Mas enfim, o que é mesmo o peplum? É um volume godê que fica em volta da cintura ou quadril, em babado ou não, aplicado ou no final de um top (blusa, jaqueta, blazer, camisa..etc)  ou início de um bottom (saia, bermuda, calça…).

clique para ampliar as imagens
  
 Como Usar
           O importante em volumes que se aplicam sobre a barriga ou quadril é cuidar para que o look fique proporcional.  Glória Kalil  diz assim: “Brincadeiras à parte, a verdade é que, assim como tudo que dá volume à silhueta, deve-se prestar atenção nas proporções e equilibrá-las. (…) o peplum sempre aparece ou na barra de blusas mais justas ou na cintura de saias mais afuniladas, como a lápis. Então evite mangas bufantes, muitos detalhes no dorso e peças largas que dão a impressão de um manequim maior do que é. Outro segredo são looks monocromáticos, ou em que o peplum tenha a mesma cor da peça superior ou inferior, para não ter muitos cortes horizontais.”
E eu ainda acrescentaria, que se você tiver barriguinha, culote ou quadril mais largo opte por tecidos com mais peso para não armar.
Fonte :Blog Casa Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário