quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fuxico

fuxico3O fuxico, de idade secular, tem a sua criação atribuída (cogitada) aos escravos africanos. Entretanto, eles se popularizaram dentro do universo do patchwork no início do século XX. Um pequeno círculo com as extremidades alinhavadas e franzidas inspiram a criação de pequenos enfeites e adereços, até a composição de peças maiores como colchas.
O fuxico é um artesanato que está presente em todas as regiões brasileiras. O termo “fuxico” em português é sinônimo de “fofoca” (cochicho) e, segundo o folclore local, ele recebeu este nome uma vez que as mulheres se reuniam para costurar e cochichar sobre a vida alheia.
O fuxico esteve associado à classe social de baixa renda e/ou comunidades rurais. De uma década para cá, com o surgimento da customização e a introdução de novas técnicas artesanais na moda e na decoração é que ele começou a ser mais valorizado.
 
Passo a Passo do Fuxico Simples:
Fazendo o molde de fuxico Primeiro faça um molde para os seus fuxicos num papelão. Lembre que ele precisa ter o dobro do tamanho que você deseja para o seu fuxico, mais uma sobrinha para o alinhavo. Use um copo ou a tampa de um pote de vidro.
Cortando o tecido para fuxico Com o seu molde trace os círculos do fuxico no avesso do tecido. Use giz ou uma caneta de tinta solúvel em água. Recorte os círculos com a tesoura.
Alinhavando o fuxico Dobre uma pequena borda em torno do seu círculo enquanto alinhava. Use uma linha forte de boa qualidade para resistir.
Finalizando o fuxico Depois de alinhavado, puxe a linha até que as bordas do centro se unam. Dê dois pontos para prender bem o fio, um nó e corte a linha. Aperte o seu fuxico para que ele assente.
Dica importante: Se você alinhavar seu fuxico com pontos bem próximos, ele ficará com o miolo mais abertinho, como do fuxico ao lado. Esse alinhavo fica bem se você for colocar um botão ou outro enfeite no centro do seu fuxico.
Alinhavando fuxico com miolo fechado Veja ao lado como alinhavar para que o fuxico fique com o miolo mais fechadinho. Dê os pontos mais distantes uns dos outros.
Fuxico com miolo fechado Perceberam a diferença? O alinhavo com pontos mais distantes fez com que o miolo do fuxico ficasse mais fechado. Esse alinhavo é ideal para quando você cria peças que deixam o centro do fuxico à mostra, como colchas e jogos americanos, por exemplo.

Com o fuxico simples você pode decorar e criar várias peças como este Porta-Níquel:


Fonte: Blog Fuxiquinha e Site Vila do Artesão



Nenhum comentário:

Postar um comentário