segunda-feira, 16 de abril de 2012

Croqui -Proporções e Diferenças

Proporções de referência no desenho de figura humana de pé

Figura de dimensões médias: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a sete cabeças e meia. 


Figura de dimensões ideais: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a oito cabeças. Transmite ideia de nobreza e elegância. 
        

Figura de dimensões exageradas: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a oito cabeças e meia. Transmite ideia de heroísmo, utilizado na representação de deuses e super-heróis. Geralmente a dimensão em excesso é aplicada na extensão do peito e das pernas.

Figura estilizada para croqui de moda: altura (incluindo cabeça) deve compreender a dimensão correspondente a nove cabeças e meia.
      


     Diferenças fundamentais da figura de moda feminina e Masculina
     
     A figura feminina tem sua silhueta curvilínea e sua musculatura não se destaca, pois há uma capa de tecido adiposo que suavisa seus relevos, seus ombros são mais estreitos que o quadril, sua cintura é delgada e todos os seus contornos são suaves.
     A figura masculina tem sua silhueta mais reta e seus relevos musculares evidentemente desenvolvidos, devido a falta de tecido adiposo, seus ombros são mais largos que o quadril, sua cintura é leve e discreta, e todos os contornos são acentuados.
    É necessário que sejam acentuadas as características de cada sexo, de forma bem definida, sem confundir as particularidades de cada um.
Breve:Croquis em Movimento

3 comentários: