sábado, 7 de abril de 2012

História da Máquina de Costura

Réplica - Máquina de Thomas Saint


           A máquina de costura é sem dúvidas uma invenção fantástica ,que por meio dela, as roupas podem ser confeccionadas mais rápidas e terem costuras mais firmes e seguras.
                 Ela cria uma cadeia de laçadas de linha interligada numa pequena seção de tecido, através do seu sistema de formação de ponto, assim ela uni e prende partes de tecidos ou outros materiais.
                Em Londres, 1790 ,Thomas Saint, foi o primeiro a criar a costura feita à máquina.Na qual, ele costurava cabedal (parte superior do calçado). 
            Com o passar dos anos tiveram diversos melhoramentos. Mas foi Josef Madersperger, um alfaiate de Kufstein, que fez em 1814 a primeira máquina de costura.
Barthelemy Thimmonier
Já em 1830, um alfaiate francês chamado de Barthelemy Thimmonier, foi o primeiro a produzir máquinas de costura em quantidade comercial e colocá-las em uso prático. Em decorrência disso houve uma manifestação de vários alfaiates, que se sentiram ameaçados com o novo invento e atearam fogo na fábrica. Depois do ocorrido, Thimmonier quase foi linchado,por ter confeccionado o fardamento para o Exercito Francês de forma mais rápida.O alfaiate fugiu para a Inglaterra e acabou voltando para a França sem muito sucesso. 
Elias Howe
Em 1846, Elias Howe pateteou um modelo com laçadeira sincronizada com a agulha, que teve por base o modelo de Walter Hunt de 1834.
Mas as revoluções surgirão mesmo, em 1850, quando um americano chamado Isaac Merrit Singer, observava algumas máquinas de costura ,em uma oficina da cidade de Boston.Ele propôs substituir a agulha curva por uma reta e fazer a laçadeira mover-se em vai-e-vem (e não em círculos).Além disso, ele adaptou pedal nas máquinas. Outra grande vantagem da máquina de Isaac Singer, era permitir costuras em qualquer sentido, não só em linha reta. Em poucos dias e com baixo custo, estava pronta a primeira máquina de costura, que era realmente eficiente para uso doméstico.
Primeira Máquina Singer
Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar suas máquinas até sua morte ,em 1875 ,aos 63 anos. 
Isaac Singer fundou a Singer, empresa que lançou o sistema de venda a prestações e deu visibilidade mundial a esta máquina. Em 1910, iniciou a fabricação em série de máquinas elétricas de costura, que passaram a dominar o mercado.
Máquina de Costura Reta Indústrial Eletrônica
Atualmente, tanto as máquinas domesticas como as industriais, ganharam inovações como: a lubrificação automática (industriais), o uso de servo motor (que diminui o barulho em até 30% e o consumo de energia em até 70% com relação às maquinas tradicionais), o uso de controlador eletro-eletrônico ( que passaram a ser programadas).
Com o passar do tempo criaram máquinas especificas como: botoneiras, caseadeira, elastiqueira, pespontadeira, travete, zig-zag, interloque, overloque, máquinas de braço, uma variedade para cada fim.




"Depois do arado, esta máquina de costura é talvez o instrumento mais abençoado da humanidade", Lois Antoine Godey, em 1856.

"Ela é uma das poucas coisas úteis já inventadas", Mahatma Gandhi, o líder hindu.
Fonte:Blog Confecção e vestuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário