sábado, 26 de setembro de 2015

Máquina de Costura-Problemas e soluções (Parte 3)

Dicas de manutenção: causas e correções propostas: Quebra da Linha


A quebra da linha da agulha pode originar-se de um grande número de causas. Como primeiro passo, deve-se verificar se a linha passa livremente desde o cone, ou carretel, corrigindo-se quaisquer condições que possam fazer com que a mesma se detenha, tais como, superfícies ásperas sobre as quais ela tenha de passar, nós e voltas duplas ao redor dos guias.


Também se deve verificar se a máquina está corretamente enfiada, revisando-se todos os guias da linha, os dispositivos de tensão e o estica-fio.

Finalmente, o enfiamento da agulha deve ser verificado para se certificar de que a mesma esteja colocada corretamente na barra da agulha, não esteja empenada, que seu furo e suas ranhuras não tenham entalhes ou bordas cortantes e que a ponta da agulha esteja perfeita.

Para isso, abaixa-se o calcador sobre a chapa da agulha e puxa-se a linha da agulha através do seu furo. Se a linha passar suavemente, sem quebrar, presume-se que a causa da quebra da linha esteja em outra parte qualquer.

A linha superior se
rompe (agulha)

1. Fio passado erradamente.
2. A tensão da linha superior está muito apertada.
3. Agulha torta ou sem ponta.
4. A agulha está colocada incorretamente.
5. Linha inadequada para a agulha ou tecido.

A linha inferior se
rompe (bobina)

1. A passagem do fio inferior está incorreta.
2. A linha está emaranhada na lançadeira.
3. A bobina está danificada, não gira normalmente.

Depois de se assegurar de que as condições acima estejam em devida ordem, a chapa da agulha deverá ser examinada para se certificar que a mesma não tem bordas cortantes no orifício por onde entra a agulha, especialmente do lado inferior. A lançadeira (looper) e a caixa da bobina devem ser examinadas para ser verificado se há pontas aguçadas ou rebarbas que possam ter sido causadas por quebras anteriores de agulha, ou se por ajuste incorreto a agulha tenha sido colocada muito perto da lançadeira (looper), ou ainda, por qualquer descuido da operadora ao manejar o trabalho.

Uma lançadeira (looper) muito usada deve ser examinada cuidadosamente no que diz respeito a possíveis bordas ásperas ou afiadas em volta do rebaixo condutor da linha.


8 comentários:

  1. Olá! Você é minha última tentativa, já verifiquei linha, já lubrifiquei,limpei coloquei e recoloquei bobina, lançadeira aparentemente tudo normal. Aí, a linha de cima não laça a de baixo. Ou seja, não dar pra fazer nada. Socorro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não citou a agulha.Uma vez uma aluna colocou a agulha na posição errada e a máquina não costurava nada.Agulha danificada também pode ocorrer isto.Fora isto deve ser regulagem,o que você vai precisar de um técnico.Se não encontrar o defeito sozinha,leve na assistência técnica pois se você estiver fazendo alguma coisa errada um bom mecânico vai lhe alertar.Uma dica é levar ela com a linha enfiada do jeito que você vai costurar,se tiver alguma coisa errada quem entende vai te apontar na hora.

      Excluir
  2. Ola! Eu estava costurando quando derrepente a agulha parou de descer é como se não tivesse ligação nenhuma com o motor que funciona perfeitamente. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Seus artigos já me ajudaram muito. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, a minha linha de algodão (a linha de cima)laça o looper puxando a agulha e batendo no looper... o que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Ola! Eu estava costurando quando derrepente a agulha parou de descer é como se não tivesse ligação nenhuma com o motor que funciona perfeitamente. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Minha galoneira sai a linha doluper doda hora oque pode ser

    ResponderExcluir
  7. quandi estou costurando a bobina sai do lugar se desloca sai do lugar e embuxa a linha

    ResponderExcluir