domingo, 25 de maio de 2014

Lençol-Tecidos e Tramas


Veja como identificar cada tipo de lençol com as dicas abaixo e torne-se um expert antes de comprar a sua roupa de cama.

Tramas e tecidos dos lençóis:
Fala-se tanto em tecido de lençol, quantidade de fios, construções (tramas), procedência. Vamos entender isto.
Tecidos
Tecidos de algodão são os melhores para roupas de cama devido suas características naturais. Ser macio, térmico, proporcionar elevada troca de ar, sensação de frescor além de ser de fácil lavagem.
Para lençol fala-se muito em quantidade de fios: hoje vemos várias opções que vão do 180 ao 1.000 fios, isto se refere a quantidade de fios por polegada quadrada na trama do tecido.
Algodão
Quanto mais fino o fio consegue-se uma trama mais fechada aumentando consideravelmente a maciez do tecido bem como sua resistência. Para o fio ser fino o algodão precisa ser de boa qualidade, como exemplo o egípcio.
Urdume e Trama
Em relação a trama temos o percal e o cetim (sateen). A construção percal vai bem do 180 ao 400 fios, a do sateen dos 400 em diante.
Algodão Egípcio

Percal 200 fios

Tecido macio e bem resistente devido sua construção.

Sateen 400 fios

Muito leve e macio, elaborado com o mesmo fio tanto na trama quanto no urdume (horizontal x vertical). Sensação de não ter peso, maciez elevadíssima, fino, com um brilho natural, parece seda.

Sateen 600 fios

Mesma maciez do 400 fios porém mais encorpado, mais resistente, com maior poder térmico (mantém uma camada de ar quente do frio).
600 Fios

Sateen 800 fios

Tecido muito macio, mais resistente com um certo peso e com poder térmico elevado.
800 Fios

Sateen 1.000 fios

Extremamente macio e liso, muitos quando o tocam vê-se um brilho no olhar! rs bem resistente e térmico. Sensação de peso maior. Possui um brilho único.

Os tipos de tecido:

 

 - Lençol de microfibra: A microfibra é um fio sintético, extremamente fino, geralmente de poliéster, náilon ou acrílico, derivado do petróleo. Propicia características como: Toque agradável, respirabilidade, isolamento térmico, durabilidade, resistência e secagem rápida.

 

Jogo de Lençol Solteiro Diplomata 3 Peças 150 Fios - 100% Algodão - Juma Enxovais 

- Lençol “100% algodão”: na linguagem popular, esse tipo de lençol é o que possui 150 fios e é 100% feito com algodão. Ele é macio mesmo tendo poucos fios na sua trama, é antialérgico, como todos os lençóis feitos com algodão puro, e o preço é baixo, se comparado aos demais.


Jogo de Cama King 200 fios - Alhambra c/abas -  2.90X2.50 M- Lençol de percal: é denominado percal o lençol feito a partir de 180 fios.
Ele pode ser 100% algodão (puro) ou 50% algodão e 50% poliéster (misto).
Com a mistura do poliéster, o preço diminui e fica mais fácil passá-lo, pois não amassa muito, mas por outro lado, em pouco tempo você terá aquelas bolinhas indesejáveis no tecido.
Outro inconveniente do tecido misto é que ele pode dar aquela sensação de “pinicar” a nossa pele e pode também ser mais quente do que o de algodão puro.


lencol de malha verde 2- Lençol de malha: a malha é feita com 100% de algodão também, a diferença está na trama dos fios
apenas.
Com isso, temos a vantagem de não precisar passar esse tipo de lençol.
 É uma ótima opção para a roupa de cama das crianças, pois é bastante macio e não é muito caro.

Existe dois tipos de malha algodão:Penteada e Cardada.
A diferença entre malha cardada e penteada está na matéria-prima. A malha cardada é produzida a partir do fio cardado e a malha penteada do fio penteado. A diferença entre penteado e cardado está no tamanho da fibra e o processo de fiação.
Fio Cardado:
O fio cardado devido a não passar pela penteadeira, possui mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade.
Fio Penteado::
No sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e conseqüentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado. 

- Lençol de flanela: como o nome diz, é feito de flanela, para os dias frios.

Dificilmente você irá encontrá-los se mora em uma cidade quente a maior parte do ano.
A flanela é um tecido que precisa ser cortado de forma especial para se fazer o lençol, por isso o preço é mais caro do que os de algodão comum.
Mas possuem a vantagem de durar bastante, por vários invernos, e também são antialérgicos.


Jogo de Lençol Casal King Accanto Chocolate 100% Algodão Egípcio 400 fios 
- Lençol de algodão egípcio: o algodão egípcio se tornou famoso recentemente e não é à toa.
Ele é considerado o algodão mais fino e elegante que existe, graças às suas fibras longas, macias e resistentes.
Os lençóis deste algodão são caros, mas duram muitos anos, ficando cada vez mais macios.
São mais difíceis de passar, mas se você preza o conforto na hora de dormir, não irá se arrepender!



 

- Lençol de seda: a seda é um tecido natural, mas retém calor.
Por isso, é aconselhável usá-lo nos dias frios ou com o ar condicionado ligado.
Por ser feito com um tecido nobre, o lençol de seda é bastante caro, mas se você pode pagar e faz questão da sua textura extremamente macia e aveludada, vale o investimento.



   


  - Lençol de cetim: o cetim também é um tecido nobre, feito a partir da seda, mas com tramas bem fechadas.
O lençol feito de cetim tem o preço menor do que o de seda, mas também tem o toque macio.



 


- Lençol de linho: assim como a seda, o linho retém calor, principalmente se estiver engomado.A goma deixa o lençol bem durinho no início, mas conforme o uso, a goma vai saindo e ele fica mais macio.
O preço também é alto, pois é um tecido nobre.




 Tamanho dos Lençóis

É preciso estar atento também ao tamanho ideal dos lençóis para sua cama. Afinal, de que adianta ter lençóis de qualidade se eles se desprenderem da cama durante a noite ou ficarem cheios de dobras que marcam sua pele. Um encaixe perfeito da roupa de cama também pode garantir maior durabilidade aos produtos que, se muito esticados podem se rasgar.
Fita métrica e anotar medidas para cada tipo de cama que, aproximadamente, assim são classificadas.
  • King Sise: 2 x 2 metros.
  • Queen Sise: 1,6 x 2 metros.
  • Cama de casal: 1,4 x 1,9 metros.
  • Cama de solteiro: 0,9 x 1,9 metros.
  • Cama de viúva: 1,28 x 1,88 metros.
A altura dos colchões varia muito, por isso a fita métrica é indispensável para garantir o melhor encaixe da roupa de cama. Colchões de mola, por exemplo, podem ter profundidade de 28 até 46 centímetros.
Os lençóis que possuem elásticos podem ser muito práticos na hora de arrumar a cama.
Modelos que possuam elásticos em toda a extensão das bordas costumam ser mais caros, mas têm a vantagem de se manterem mais fixos ao colchão.
A opção intermediária em relação aos preços é o tipo de lençol com elásticos contornando apenas as laterais.
Os mais baratos possuem elásticos apenas nos cantos.


Fonte:Faz Fácil, Conceito Casa,BBel,

12 comentários:

  1. Excelente postagem, bem completo, tirou todas as minhas dúvidas. Agradeço muito

    ResponderExcluir
  2. muito bom! Aprendi mais um pouco! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. muito bom! Aprendi mais um pouco! Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber qual tecido encolhe? pois gostaria de comprar uns tecido para fazer lençol e fronhas. e pensei no percal 180 fios esse encolhe?

    ResponderExcluir
  5. vc saberia me dizer o que é micropercal?

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do informativo
    Quero saber mas como confeccionar lençóis de cama

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto. Esclareceu muitas das minhas dúvidas ♡

    ResponderExcluir
  8. Achei ótimo mais preciso saber onde comprar tecido p lençol em são Paulo.

    ResponderExcluir