sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tecidos para Vestidos de Festa

           Para ocasiões especiais os vestidos de festa normalmente são confeccionados em materiais mais elaborados com bom aspecto e qualidade e devem ser escolhidos com cautela. Esses tecidos devem ser luxuosos e de bom caimento, claro, tudo de acordo com o estilo da festa e o seu tipo físico; podendo se liso, plissado, drapeado, com babado, bordado, aplicação e estampado.
           Os tecidos sociais podem ser opacos, com brilho ou em transparência como cetins, georgetes, musselines, shantungs, tafetás, organzas, gazar e chiffons. Um dos mais procurados são os tecidos em fio de Seda que se destacam pelo ótimo caimento e toque macio. E embora o preço não seja tão acessível, é um dos mais vendidos pois garantem glamour, leveza e sofisticação.


http://www.portaldasideias.org/wp-content/uploads/2012/03/tecido-de-cetim-vermelho.jpg Cetim

 O cetim é um tecido leve e suave, um clássico feito de seda, que forma drapeados muito bons. É lustroso e vem em diferentes gramaturas e graus de brilho. Tem ótimo efeito de caimento. A textura da superfície é passa de efeitos finos e planos à seixosos e musgosos. É durável.

Georgette

Georgette é um tecido leve de seda tecido em ponto de tafetá. Caracteriza-se por sua frescura, bom caimento e firmeza. O tecido é fino, mas muito forte e durável. Veste bem e produz uma aparência muito elegante. Possui uma superfície encrespada e com textura granulada. A Georgette é um tecido de difícil costurabilidade.
A Georgette é ligeiramente mais pesada e mais opaca do que outros tecidos de seda. O tecido tem uma superfície texturizada porque os fios são torcidos e, em seguida, tecidos em conjunto. A torção dá a ela características próprias, como a elasticidade. A Georgette também é feita de poliéster ou seda artificial, sendo a de poliéster mais forte e resistente a vincos e rugas.
A palavra "Georgette" é uma homenagem a uma costureira francesa do século XX, chamada Madame Georgette de la Plante.

Musseline

Tecido Musseline De Poliester A Musselina é um tecido de algodão macio e fino, construído em ponto de tafetá. Por vezes, é estampado ou tingido. É fresco, muito confortável e acessível, com uma aparência limpa e simples. Tem contagem baixa de fios, inferior a 160 fios por polegada quadrada.

A Musselina também é, por vezes, feita de seda ou de linho. A Musselina de seda tem uma bela textura, meio quebradiça. Roupas feitas com esse tecido foram muito importantes para a história. A tecelagem da musselina de linho era tão fina que os egípcios a usavam para mumificar seus mortos.

A palavra "musseline" origina-se de “Mosul”, cidade no Iraque onde o tecido foi originado. Através dos séculos, Índia e Bangladesh se tornaram o lar das musselinas exóticas. Há histórias que o longo tecido de Musselina, com mais ou menos 50 metros, podia ser prensado e colocado em uma caixa de fósforos. No entanto, hoje, é um tecido diferente. Marco Polo disse uma vez que, "trata-se de um tecido de seda e ouro”.

Shantung

 Tecido originário de Chan-tung, China, produzindo com fio de seda ou filamentos químicos no urdume e trama mais grossa de fio com efeito Flamê, muito usado para roupas e para estofamento. 



Tafetá

Tafetá é um tecido fino e acetinado feito de seda, lã ou sintéticos. Tem boa resistência e durabilidade. É resistente à abrasão e produtos químicos, aceita facilmente corantes e é facilmente lavado. É semelhante ao cetim, mas desloca-se menos. Sua rigidez depende da forma como ele é tecido.

A palavra 'tafetá' é uma derivação da palavra persa “Taftah”.O Tafetá originou-se na Pérsia (Irã) no século XVI. Depois de algum tempo passou a ser feita de seda ou de linho. Costumava ser um tecido de luxo usado pelas mulheres ricas, mas atualmente pode ser usado por qual quer pessoa.

Organza

A Organza é um tecido puro e simples, cuja tecelagem é feita em ponto de tafetá. Possui textura fina e leve, com um acabamento ligeiramente brilhoso. É um tecido transparente e resistente e muito vistoso.

O tecido de Organza é produzido a partir de fios altamente torcidos. A goma presente na seda crua e a forma de tecer, juntos, criam um tecido mais forte. É fácil de tingir, mas uma ligeira distorção ocorre após tingimento devido à irregularidade dos fios torcidos. O tecido, quando lavado em água fria, consegue manter sua textura. A Organza é semelhante ao Organdi exceto pela transparência.

Gazar

É um tecido fino, puro e frouxamente tecido. Pode ser feito de algodão, lã, seda, viscose, rayon ou acetato. É leve, transparente e arejado, sendo apropriado para roupas de verão.
A palavra “Gazes” vem de "Gaza", nome da cidade em que se acredita que esse tecido foi criado. Em tempos medievais, o governo francês importava gazes de Gaza. A Gaze chinesa se tornou familiar em Roma cerca de 50 a.C.

Chiffon


O Chiffon é um tecido elegante e simples feito de seda, rayon, algodão ou sintéticos. O tecido é muito fino, leve e de tato macio. O Chiffon veste muito bem, mas é difícil de ser costurado. Tem uma superfície ligeiramente irregular e se adapta melhor a plissados e drapeados.

O Chiffon é feito em ponto tafetá e seus fios são soltos e torcidos. Por seus fios serem duplamente torcidos, a textura se torna similar ao crepe. Ele é muito desprezado por seu toque áspero, porém é mais fino que a Georgette. O chiffon, assim como todos os tecidos feitos a partir do poliéster e da seda são muito fortes e secam rapidamente.

A palavra “Chiffon” é derivada da palavra francesa “Chiffe”, que significa trapo.

Fonte:Blog Casa Alberto e Glossário Teciteca

4 comentários:

  1. suas informaçoes sao preciosas,mas preciso de uma sujestao,estou fazendo um vestido tubinho sem forro de tafeta, que tipo de bainha vç considera que fique melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para um vestido tubinho de corte em fio reto lhe indicaria uma bainha simples.Como é de tafetá,para não marcar com costura,faça à mão.Conheça mais sobre bainhas no post:Barras & bainhas.

      Excluir
  2. Olá! Vou mandar fazer meu vestido de noiva em musseline de poliester. Você acha que tem muita diferença o de poliester para o musseline de seda? não queria uma coisa muito inferior e que aparente baixa qualidade... mas estou com a grana curta. O que acha?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo conhecimento, muitas novidades sobre tecidos de verão.

    ResponderExcluir