domingo, 24 de agosto de 2014

Máquinas de Costura Galoneira

Costura Galoneira – Usada para fazer barras em tecidos com elasticidade cruzando as linhas do lado do avesso, evitando assim que a costura estoure na hora de vestir. A máquina de costura galoneira industrial serve para tecidos médios e leves, e é ideal para confecção de bainhas, colaretes, golas, barras, aplicação de viés e debrum, rebatimento de elástico, etc…

Máquina Industrial Galoneira 3 Agulhas

 Tipos Básicos de Galoneira 

Máquina Galoneira Portátil Doméstica: Ela é portátil, ou seja, não vem com bancada.Ideal para uso domestico, Sistema de lubrificação manual.Esta máquina de costura utiliza 2 ou 3 agulhas, 3 ou 4 fios  e 1 volante.
Fotos de COLARETE/GALONEIRA PORTATIL MARCA JANOME - NOVA Rio de Janeiro Fotos de Bracob - Galoneira Portátil BC2600-P São Paulo
 
Máquina Galoneira semi-industrial:Esta máquina de costura utiliza 2 agulhas ou 3 agulhas , 3 fios ou 4 fios  e 1 volante. Possui lubrificação semi-automática. As máquinas de costura do tipo galoneira servem para fazer bainhas, golas e utilizando alguns aparelhos adaptados de forma correta ela pode fazer infinitos traçados.  
Galoneira Semi Industrial Bracob 03 agulhas Nova

Máquina Galoneira industrial: Esta maquina de costura utiliza 3 agulhas, 5 fios e 2 volantes. Possui lubrificação automática. As maquinas de costura do tipo galoneira servem para fazer bainhas, golas e utilizando alguns aparelhos adaptados de forma correta ela pode fazer infinitos traçados.
Assim como na máquina de costura reta, a galoneira também pode utilizar acessórios facilitadores de serviços como galão, passar elástico, marcar barra, etc
  • Com 5 fios com base plana fechada:
  •  

     
  • Com 5 fios com base plana aberta:

  • Com 5 fios com aplicador de elástico e refilador direito
   Galoneira Industrial BT
  • Com 5 fios com base cilíndrica e catraca
  • Com 5 fios com base cilíndrica,indicada para punhos,golas e qualquer parte cilíndrica da costura
Curiosidade: Estas máquinas também são conhecidas por outros nomes como Goleira, Cobertura ou Colarete.

Dicas

  • Limpeza da chapa de agulha. Tirar a chapa e limpa-la.
  • O cuidado com a lubrificação da máquina também é importante. O ideal é manter o óleo sempre no nível correto. Dependendo da vida útil do óleo e da quantidade de trabalho realizado na máquina, o prazo para a troca é de três a quatro meses. Existem alguns tipos de óleo que podem ser trocados a cada seis meses.
  • Verificar se o furo da agulha está danificado ou áspero, pois isso pode fazer com que a linha desfie ou quebre.
  • Verifique a centralização da agulha em relação à chapa, pois isso pode fazer com que quebrem a agulha, a linha e o looper, pois a agulha fica raspando no furo.
  • Verifique o tipo de agulha que está usando, procurando usar agulha correta de boa qualidade e na posição certa, tomando o cuidado de sempre substituí-la quando estiver rombuda ou torta
  • O calcador da galoneira tem duas molas por onde entra sujeira e trava os guias laterais, que faz com que as molas se quebrem; outro problema é que as molas geralmente perdem pressão e quebram, o que pode fazer com que o ponto distorça.
  • Verificar o tipo de linha que está usando, pois, dependendo da qualidade, ela vai quebrar ou dar falhas no ponto; às vezes, o looper pode estar áspero, o que também gera a sua quebra. É preciso pedir ao mecânico que lixe e de uma polida no looper.
  • A passagem de linha errada não acerta o ponto, ou seja, também o faz falhar 
  • NA DÚVIDA, NÃO MEXA: Quem aí nunca quis abrir a máquina toda, principalmente na hora da limpeza ou então quando enrolou mais linha do que devia por dentro? Mas na dúvida, não desmonte o que você pode não saber montar. O risco de montar tudo errado é grande, e o estrago que isso causa pode ser maior do que a gente pensa.
  • Se a máquina travar mesmo, somente o mecânico deverá abri-la e verificar se alguma biela travou por falta de lubrificação, ou seja, fazer uma apuração mais detalhada.
  • LEVE-A NO MECÂNICO: Essa dica vale para todas, mas principalmente para quem usa muito a máquina: é importante levá-la no mecânico para fazer uma revisão e dar um regulada. As vezes a gente nem nota que ela está com alguma falha aqui ou ali, então é importante que as vezes um profissional veja se está tudo ok, prevenindo estragos maiores; 
  • CONSULTE O MANUAL: O manual deve sempre ser consultado em caso de qualquer dúvida. Ele foi escrito por quem realmente entende da sua máquina, então é a melhor fonte de consulta.

Fonte:Maquina de Costura Indústrial ,Lingerie of Ceará